Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Funcionário Público não tem valor?

Fica bem no pensamento da nossa direita esquizofrénica, culpar o funcionário público pelos males do país. Para alguma gente que por aí escreve em blogs e colunas de opinião, o funcionário público é um parasita que vive à custa dos impostos, desbaratando o dinheiro que os funcionários da coisa privada preferiam gastar em viagens às Caraíbas e festas de espavento.
O funcionário da coisa privada esquece as prebendas de cartões de crédito sem plafonds e os passeios em automóveis topos de gama pagos pelos consumidores que compram os produtos e serviços das suas empresas a preços muito superiores ao seu valor real, para lhes alimentar os luxos.

Na Educação - Escola
Os impolutos funcionários da coisa privada, sejam meros respigadores ou altos funcionários, esquecem que todos os dias, quando depositam os filhos na escola pública às 8 da manhã e os resgatam às sete da tarde, obrigando-os a cumprir um horário de trabalho superior ao seu, deveriam estar agradecidos às funcionárias que os recebem de manhã, à porta da escola, com um sorriso, que os segue atentamente durante os tempos de recreio e tem sempre um gesto ou palavra de conforto, quando choram.
O funcionário público não é o mangas de alpaca, calaceiro avesso ao trabalho que muitos  paulinenses gostam de caricaturar.
É o professor que se esforça por dar aos seus filhos uma formação que lhes permita singrar na vida, o diretor que, preocupado com o sub rendimento escolar de algum aluno convoca os pais para reuniões - e que a maioria deles falta - onde os procura alertar para as disfunções familiares e sociais que podem influenciar o rendimento educativo dos seus filhos.
O funcionário público é a educadora de infância que substitui as mães atarefadas na sua vida profissional, sem tempo para ouvir os queixumes dos filhos, o médico ou enfermeiro que socorre a criança que teve um acidente na escola, ou o polícia que a livrou de um assalto.

Operacional - De todas as áreas
O funcionário público é o homem que nos recolhe o lixo todos os dias à porta de casa, o que ouve com paciência de Job os queixumes de gente desprevenida que se endividou sem nexo e agora procura que alguém a salve dos glutões, exigindo ( quantas vezes mal educadamente) uma solução para a sua incúria.

Entre todos os outros vários funcionários
O funcionário público é aquele que passa os dias a trabalhar na defesa dos direitos dos cidadãos, propondo legislação que permita construir uma sociedade mais justa, ou se esforça a produzir informação sobre ambiente e as armadilhas que a sociedade de consumo reserva aos cidadãos.
O funcionário público é o jurista que os aconselha em momentos de aflição, é o obreiro de um país mais civilizado e mais justo, de que todos nos deveríamos orgulhar. É o funcionário da Segurança que nos socorre num momento de aflição, o médico do serviço de urgência, o recepcionista que preenche a ficha de utente.
É contra estes cidadãos que a sociedade Paulinense afila os dentes, exigindo o seu despedimento e a redução dos seus salários. Será justo?



Tecnologia do Blogger.