Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Ética em Paulínia. Isso existe?

Outro dia estava eu a pensar com meus botões nesta palavra. Uma palavra que carrega bastante responsabilidade em sua definição. Uma pena que em Paulínia essa definição esteja em baixa. Estamos vivendo tempos de ditadura e recessão de idéias. Em nossa cidade o morador que se atreve a ter uma mente mais aberta e questionar seus governantes corre um sério risco. O de ser cerceado em seus pensamentos e questionamentos. Porque a falta de ÉTICA é gritante.

"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta". (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7)

Um governo deve sempre se pautar pela ética, mas isso muitos podem dizer que é utopia. Infelizmente vivemos em uma sociedade voltada aos interesses individuais. E quando aparece alguém que pensa no coletivo, com uma visão além do seu tempo e que consegue enxergar os problemas de uma maneira global. Muitos são os que dizem: - Isso não passa de oportunismo. Mas eu garanto que ainda existem pessoas com honra e ideias de liberdade e igualdade.

Temos que aprender a plantar boas idéias e ações, porque isso vai refletir diretamente em cada um de nós e na sociedade como um todo. Nossas gerações futuras irão pagar um alto preço pela nossa falta em aplicar e cobrar a ética e maneira de conduzir as políticas de Paulínia. Assim como estamos pagando pela inércia de nossos pais e avós.

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

O que isso quer dizer? Simples. Devemos aprofundar o assunto sobre ética, colocando a conduta humana das questões sociais e políticas de Paulínia em uma qualificação. O que se tem feito para preservar as coisas boas de Paulínia? E o que está sendo feito de ruim? Dentro de uma lógica social voltada para quem realmente precisa.
O que vemos hoje esta claramente divergindo para benefício de uma elite. Somente essa elite tem vivido dias melhores, enquanto a população em sua maioria sofre com a falta de ética do gestor. Que governa somente para poucos. Deixando a totalidade da população com migalhas.

Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.

Como vemos a Ética e Moral caminham juntas, não só no sentido da palavra como nas ações também. O que vemos hoje em nossa cidade de Paulínia é realmente a total falta de ética e por consequência a falta da moral. Quando o servidor público foi as ruas reivindicando melhores condições de trabalho foi justamente por isso. Hoje nos departamentos da prefeitura não se pratica a ética nem se usa a moral, deixando o funcionário abalado e com péssimas condições de trabalho. Isso toca na honra de cada trabalhador, levando a uma tristeza profunda. Quando em estado de greve o servidor teve seu salário descontado, levando muitos a passar necessidade com sua família e filhos. Que MORAL ou ÉTICA um governante tem em deixar mais de 800 trabalhadores sem seu sustento. Com seus filhos passando todo tipo de privação.

Afinal, o que é ética?
ÉTICA É ALGO QUE TODOS PRECISAM TER.
Alguns dizem que têm mas poucos levam a sério e ninguém cumpre à risca...

Então fica aí minha explanação, para que pensem e reflitam profundamente. Quando se escolhe um governo devemos pensar nessas questões. Um verdadeiro líder político é aquele que pensa no povo. Porque o povo é quem o elege e confia sua vida e a de seus filhos na mão de um gestor. Cuidado! Porque quando o gestor não tem ética, aí corremos um risco enorme da falta do aparelho público para suprir nossas necessidades.
Esse governante público pega toda essa máquina pública, toda nossa fortuna pública e aplica em benefício próprio. Deixando totalmente a ética e moral de lado.


Obrigado.
Meus sinceros agradecimentos a todos os guerreiros de Paulínia da atualidade. Que estão lutando e fazendo a diferença em nossa sociedade. Estes sim! Tem moral e ética. E merecem todo o nosso respeito. - Roger Dance
Tecnologia do Blogger.