Anúncio 680 x 110 px

O "Empoderamento" do Cidadão Paulinense.

Pois é! Lutar contra as injustiças nesta cidade tem sido bastante difícil e até mesmo esclarecedor. São muitos que se incomodam com a verdade dos fatos e com isso perdem totalmente a cabeça. Deixando se levar por condutas realmente lastimáveis. Defendem com unhas e dentes o suposto poder que mantém em mãos.Como se o poder fosse um objeto de ouro cravejado de diamantes.


"A luta contra a grosseria faz parte da luta pela pureza, a clareza e a beleza de linguagem."
Leon Trotsky


O poder nada mais é do que uma situação momentânea e até mesmo passageira. Ninguém detém o poder para sempre. Na verdade a movimentação do universo sempre faz o poder rodar de lá para cá e vice versa. O que acontece hoje é exatamente isso. O povo de Paulínia esta acordando e aprendendo que o verdadeiro poder da democracia deve estar nas mãos do cidadão. Isso deveria ser a ordem natural das coisas. Mas na política há um fator contrário a isso.

Sigam o Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

Hoje o atual governo de Paulínia pensa que é dono da cidade. E quem vem de encontro e bate de frente com essa nova ordem, acaba sendo perseguido e atacado covardemente. Se colocar a frente da sociedade, sendo apenas um simples cidadão como eu, para combater esses que se julgam os poderosos de Paulínia não tem sido fácil. Mas uma coisa eu digo:

Estudem mais sobre o "Empoderamento"!

O que é Empoderamento?
Empoderamento, ou empowerment, em inglês, significa em a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais. Essa consciência ultrapassa a tomada de iniciativa individual de conhecimento e superação de uma realidade em que se encontra.

O empoderamento possibilita a aquisição da emancipação individual e também da consciência coletiva necessária para a superação da dependência social e dominação política. O empoderamento devolve poder e dignidade a quem desejar o estatuto de cidadania, e principalmente a liberdade de decidir e controlar seu próprio destino com responsabilidade e respeito ao outro.

Relacionado com isso, está o empoderamento social é dar poder à uma comunidade, fazer com que tudo seja mais democrático , que a população em geral tenha poder, que a comunidade tenha também mais riqueza e capacidade. O empoderamento social deve ser entendido como um processo pelo qual podem acontecer transformações nas relações sociais, culturais, econômicas e de poder.

Outro tipo de empoderamento é o feminino, que é o empoderamento das mulheres, que traz uma nova concepção de poder, assumindo formas democráticas, construindo novos mecanismos de responsabilidades coletivas, de tomada de decisões e responsabilidades compartidas. O empoderamento feminino é também um desafio às relações patriarcais, em relação ao poder dominante do homem e a manutenção dos seus privilégios de gênero, é uma mudança na dominação tradicional dos homens sobre as mulheres, garantindo-lhes a autonomia no que se refere ao controle dos seus corpos, da sua sexualidade, do seu direito de ir e vir.

Um outro sentido para empoderamento é o seu termo em inglês, empowerment , ou delegação de autoridade, que é uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.



Compartilhar Google Plus

Autor Roger Dance

Sou criativo, polêmico, autodidata por natureza e político por opção. Meus ideais de uma sociedade justa e igualitária estão no sangue. Sejam bem vindos a minha vida e ao mundo da informação dos bloggers.