Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

COLUNISTAS de Paulínia - Na visão de Roger Dance

Por esses dias estive refletindo sobre o poder das palavras e a mídia que cerca a nossa cidade. É realmente uma grande responsabilidade escrever e dar uma opinião sobre determinado assunto do cotidiano de nossa querida Paulínia. Então hoje vou explanar um pouco sobre o PODER que um COLUNISTA tem nas mãos.

Por força do destino me tornei BLOGUEIRO e dessa forma acabei indo parar no Jornal Tribuna após o lançamento de um de meus blogs: Movimento Paulínia, a convite de Wilson Machado que gentilmente me cedeu um espaço em seu JORNAL para que eu pudesse expressar minhas opiniões. As quais já vinha fazendo aqui no universo virtual. Imediatamente absorvi esse universo dos colunistas e percebi a responsabilidade do mesmo.

Sigam o Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

Da lá para cá escrevi durante um ano e meio mais ou menos minhas colunas "ÁCIDAS" e "POLÊMICAS" com um texto direto e reflexivo. Foram milhares de palavras dedicadas ao leitor paulinense. E que de degrau em degrau fui construindo minha carreira no meio JORNALÍSTICO (lembrando sempre que sou blogueiro e não jornalista). Parei de escrever um pouco antes do início da Campanha Eleitoral de 2012, pois pela lei Eleitoral não poderia mais escrever. Porque naquela momento lançei minha candidatura a VEREADOR pelo PDT. Bom !!! Mas logo depois das eleições retomei minhas escritas aqui pelo blog mesmo e continuei meu trabalho do qual gosto muito.

Onde o recado para os Colunistas entra ???

Desde que entrei nesse universo das colunas. Sempre li todas as colunas de todos os colunistas que hoje temos na cidade. Por vários motivos. E o principal era para se manter informado e fazer comparações sobre o modo de abordar as notícias, assuntos e polêmicas. Percebi assim, em cada um, uma maneria diferente de escrever. Até mesmo pela lógica, de serem seres humanos únicos e enxergarem o mundo da ótica particular de cada um. Isso é bom para nortear nossos textos e ações mediante ao que se vê escrito na mídia em geral. Quando eu enxergava manipulações. Prontamente dava minha opinião. Quando enxergava mentiras, prontamente apontava outro ponto de vista. Até mesmo conflitava os dizeres de outros veículos com a apresentação de fatos. E como todos dizem: "Contra fatos não há argumentos !!!" Dessa forma que, há mais de dois anos, fui construindo minha identidade no meio. E assim atrai admiradores e adversários também.

Espaço cada um tem o seu e a estrela de cada um brilha conforme o combustível que se coloca no seu trabalho. A questão é a seguinte. Existe uma palavra chamada EMPODERAMENTO. Que, do dia que a conheci para cá, venho estudando bastante sobre esse assunto. O que é o empoderamento ??? É algo abstrato que tem em um de seus fundamentos o PODER. Mais não é composto somente disso. É também composto por exemplo da MOEDA SOCIAL. E aí que muitos colunistas pecam, porque quando escrevem tem de ter em mente que seus textos devem atrair o maior número de pessoas simpatizantes para se ter uma boa MOEDA SOCIAL.

A moeda social é algo de valor inestimável e lhe traz o conforto de ser reconhecido em seu trabalho de formar opiniões. A SERIEDADE aqui também cabe, pois quanto mais responsável e sério, mais o público sentirá prazer em ler o que escrevemos. Não precisa ser um sério "CARRANCUDO", pode ser algo solto e leve, mas que tenha um fundo responsável. Não basta escrever para simplesmente favorecer situações, mediante algum ganho financeiro. Tem de ter amor naquilo que faz.

Outro item importante é ter sua PRÓPRIA IDENTIDADE nos textos. Eu mesmo, sou o que sou e, escrevo com a liberdade daquilo que acho certo. Não sou dono da verdade absoluta, mais como disse no texto acima, o combustível que colocamos tem de ser verdadeiro.

Colunistas de Paulínia ( sobre a  minha opinião )

As opiniões expressas abaixo é de exclusividade minha, o blogueiro Roger Dance, baseado na análise dos textos que os colunistas escrevem. Não é opinião pessoal e sim profissional da forma que explanam sobre os assuntos cotidianos da cidade de Paulínia.

Wilson Machado - Jornal Tribuna -
Dono do Jornal Tribuna acompanhei seus textos e sempre o vi sendo rápido e claro nas suas opiniões. Atento aos acontecimentos do cotidiano paulinense, sempre observou as mazelas que atingem o município em todas as áreas. Trabalha uma linha de raciocínio diretamente voltada a falta de aplicação das políticas públicas em todos os setores. Conhecedor da engrenagem de como funciona a cidade sabe bem como cobrar melhorias para Paulínia. Sua coluna sempre coesa e enxuta já vai direto no assunto e manda seu recado claramente.
Facebook: Wilson Machado
Site: Jornal Tribuna


Marquinhos Somar - Portal Vizão - Sinceridades
Bom observador e excelente aprendiz da vida. Utiliza sua escrita de forma reflexiva e dessa forma, força a quem esta lendo refletir profundamente sobre os fatos que cercam os acontecimentos da cidade. Questionador e também muito incisivo, tem enorme facilidade para juntar as peças dos quebra-cabeças que se formam em volta dos assuntos políticos e suas várias vertentes no âmbito municipal. Dificilmente encontra alguém para responder satisfatoriamente seus questionamentos pelo motivo de ter alto embasamento no que escreve.

Facebook: Marquinhos Somar
Site: Portal Vizão (Fundador)


Alexandre Mane - Jornal Agora - Coluna do Naja
Escreve sobre assuntos variados dentro de suas colunas abrangendo um universo textual casual, mas também cotidiano. Fácil de ser entendido e vai de um assunto ao outro de maneira natural, rápida e leve. Aborda as vezes assuntos polêmicos. Mas só de vez em quando gosta de escrever seus textos deixados como conselho ou as vezes reflexivos. É um enigma que ainda tem de ser desvendado. Mas gosto de ler porque a suavidade com que trata certos assuntos nos faz refletir e ver a vida de um outro ângulo.

Facebook: Alexandre Mane
Site: Agora Paulínia (Não linkei o site, pois o mesmo se encontra Fora do Ar)




Tatiana Mazziero - Movimento Paulínia | Portal Vizão - Vizão Feminina
Textos fortes, diretos e muitas vezes extremamente inteligentes. Utiliza escritas explicativas e tem momentos de profundo saber dependendo do assunto que aborda. Gosta de falar do comportamento humano e política. Sendo o último direcionado a personagens políticos em si. Também bastante antenada as necessidades de Paulínia observa de maneira ímpar o que falta para a sociedade se tornar um ambiente melhor para se viver. Sinto verdade em seus textos e sua escrita abrange vários assuntos também.

Facebook: Tatiana Mazziero
Blog: Movimento Paulínia
Site: Portal Vizão


Miguel Samuel - Jornal O Cromo - Política dos Bastidores
Escreve bem e costura seus textos de forma inteligente. Mais percebe-se claramente que os sentimentos fazem parte da sua escrita. Dependendo do momento e de como seu estado de espírito se encontra, os textos podem ser interessantes de ler. Ou até mesmo sem graça. Porque quando escreve de maneira focada dá para se ter uma ideia da mensagem que quer passar. Articulado e conhecedor do poder da escrita é um colunista que pode facilmente voltear seus textos. Todo cuidado é pouco ao ler sua coluna, sempre precisando de um comparativo para se chegar a uma conclusão mais inteira. Quem tem o hábito da leitura pode facilmente identificar as obscuridades que se deixam nortear as proposituras apresentadas no texto.

Facebook: Miguel Samuel
Blog: Política de Bastidores
Site: Jornal O Cromo ( Não linkei o site, pois o mesmo se encontra Hackeado )
Vejam a Matéria sobre o Hacker: http://movimentopaulinia.blogspot.com.br/2013/06/site-jornal-o-cromo-e-hackeado.html



Mizael Marcelly - Jornal Correio Paulinense - Deixem-me Falar
Observador ! Isso não posso negar. Mais seu principal foco são os personagens paulinenses. Principalmente os que tem algum envolvimento político na cidade. Com uma linguagem na sua grande maioria recheada de gírias e apelidos, que adora colocar nas pessoas das quais vai citar, escreve sobre política citando fatos e *factóides e somente isso. Nunca vi nenhum texto sobre pensamentos e reflexão social e também não costuma apontar os problemas do cidadão paulinense em geral. Mas também muito do que escreve são achismos que as vezes não se tornam fatos, costumando dar opiniões diversas sobre assuntos que no meu entendimento deveriam ser melhores pesquisados.

Facebook: Mizael Marcelly
Site: Jornal Correio Paulinense

Ronaldo Santos - Portal Vizão - E por falar em Saúde
Um colunista relativamente novo no meio. Mas que tem trazido sua experiência como Conselheiro de Saúde para escrever sobre o principal assunto que aborda: "Saúde". Seus textos são bastante explicativos e informativos. Fáceis de entender e abrange uma área que interessa muito a população de Paulínia. Tem como foco apontar os problemas de saúde de uma maneira geral. Acredito que tem futuro, porque costuma falar de um tema que é pouco explorado pelos outros colunistas. Muito ativo na cidade sempre esta buscando informações e soluções, além de fiscalizar de maneira responsável o cargo do qual foi eleito: Conselheiro da Saúde de Paulínia.

Facebook: Ronaldo Santos
Site: Portal Vizão
Tecnologia do Blogger.