Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Oficina em Paulínia capacitará artistas para participar de edital da Copa de 2014


Os interessados em participar do Edital Cultura 2014 receberão orientações sobre o processo no dia 9 de setembro, em Paulínia, no Auditório Carlos Tontoli, localizado na Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1551, Parque Brasil 500, na Prefeitura de Paulínia. Os artistas aprovados no Edital serão contemplados com a exibição de seus trabalhos nas  FanFests das cidades-sede da Copa do Mundo em 2014.
Na Oficina do MinC (Ministério da Cultura), em parceria com a Secretaria de Cultura de Paulínia, os participantes tirarão as dúvidas sobre os editais e receberão informações de prazos e  seguimentos artísticos que poderão participar do concurso.

Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

O concurso é destinado à seleção de trabalhos artístico-culturais a serem apresentados entre os dias 10 de junho a 15 de julho do próximo ano, no período dos eventos esportivos.
Segundo o MinC, podem participar do concurso, artistas, coletivos, agentes e produtores, trupes e grupos, formais ou informais, com atuação na área cultural. Haverá espaço para dança, música, circo, teatro, literatura, artes visuais, manifestações tradicionais, patrimônio, arquitetura, moda, artesanato, design, gastronomia e audiovisual.

O prefeito de Paulínia, Edson Moura Júnior, relatou que a cidade tem grupos culturais com condições de serem selecionados para o concurso. Ainda segundo Moura Júnior, a escolha do município para representar a RMC (Região Metropolitana de Campinas) revela o valor que seu governo dá à cultura e aos artistas.
“A nossa cidade tem inúmeros grupos engajados na promoção da cultura com gente muito boa. Temos artistas de alto nível, com condições de obterem bons resultados”, disse.

Talento

A secretária de Cultura de Paulínia, Monica Trigo, explicou que a Oficina é a primeira oportunidade de parceria entre o executivo e o Governo Federal, com foco no diálogo  na capacitação de artistas da região com os editais de promoção da cultura brasileira.
“Esperamos que a seleção nacional de propostas para a realização de atividades culturais nas 12 (doze) cidades-sede dos jogos de 2014 contemple os artistas de nossa região para a difusão e a circulação da riqueza cultural de Paulínia e Região Metroplitana de Campinas nos espaços destinados às FanFests", explicou.

Quatro Eixos

O Cultura 2014 prevê investimentos em quatro eixos para Grandes Eventos, sendo eles:  Brasil Criativo, voltado a conteúdos da Economia Criativa; o eixo Brasil Diverso abarca manifestações tradicionais, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio.
O terceiro eixo é o Brasil das Artes, para exibições artísticas na área de Artes Integradas. O quarto eixo, Brasil Audiovisual, apoiará 12 produções inéditas com 26 minutos de duração, de ficção ou documentário, com possibilidade de utilização de técnicas de animação.

Ministra

A ministra Marta Suplicy explicou que a ideia do concurso é deixar um legado de imagem para ao Brasil com foco na difusão da diversidade da cultura brasileira durante o período da Copa do Mundo.  As cidades sedes da Copa do Mundo são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Natal, Cuiabá, Brasília, Manaus e Fortaleza.


Tecnologia do Blogger.