Anúncio 680 x 110 px

Defesa Civil inicia Plano Verão em Paulínia


Começou em Paulínia a Operação Verão 2013-2014 que deixa a Defesa Civil da cidade alerta para desastres naturais com a chegada da época das chuvas. Apesar de a cidade ter poucos locais com risco de alagamento, serão aplicados planos de prevenção em períodos onde o volume de temporais é maior, com objetivo de evitar transtornos aos moradores, principalmente àqueles que habitam em áreas consideradas vulneráveis.

 “Temos que estar sempre alerta e preparados para entrar em ação no menor tempo possível e de preferência evitando as catástrofes”, destacou Paulo Mota, Secretário de Defesa Civil.


Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia


Durante esse período, equipes da Defesa Civil farão o acompanhamento da previsão meteorológica, a medição dos índices pluviométricos e as vistorias técnicas de campo em áreas de risco, para a remoção preventiva, quando necessário.


Para isso, os procedimentos operacionais são divididos em níveis. O primeiro é o da observação, quando o volume acumulado de chuvas não deve ultrapassar os 80 milímetros.

A próxima fase é o nível de atenção, onde iniciam as vistorias de campo. Após essa etapa, se as chuvas persistirem os níveis são de alerta e alerta máximo, onde ocorrem ações integradas com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais secretarias. Em caso de emergência ou risco de catástrofes naturais é preciso entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.



Área Interditada

Nesta semana, a Defesa Civil recolocou uma placa na lagoa do Parque Brasil 500 que informa que o local está interditado desde 2005. Os antigos avisos foram retirados por vândalos. O secretário ressalta a importância de sinalizar que não permitido é pescar ou nadar na lagoa. “A lagoa é muito grande e funda, além de ter “buracos” em seu leito que podem surpreender os banhistas causando risco de afogamento” finalizou Mota.



Compartilhar Google Plus

Autor Roger de Souza

Sou criativo, polêmico, autodidata por natureza e político por opção. Meus ideais de uma sociedade justa e igualitária estão no sangue. Sejam bem vindos a minha vida e ao mundo da informação dos bloggers.