Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Família - Projeto de DEUS !!! - ( Capítulo 02 )


Olá a todos queridos leitores e visitantes do Blog Movimento Paulínia. É com grande satisfação que dou seguimento a esta série de postagens que fala da Família e dos planos de DEUS para com os integrantes dessa célula mãe da sociedade como um todo. Hoje em dia o que mais precisamos é entender que toda a estrutura do mundo como vemos e entendemos esta baseado na família. Então quero colaborar um pouco com isso dando mais uma palavrinha sobre o assunto. Acompanhem então o segundo capítulo da Série: Família - Projeto de DEUS !!!

Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

1. UMA FAMÍLIA É UM CENTRO DE APRENDIZADO PARA A VIDA.

Geralmente pensamos que os pais devem ensinar os filhos, mas eu estou aprendendo constantemente com os meus filhos. Se você não está aprendendo com a sua família você está perdendo muito. A Bíblia diz que a família precisa ser um centro de aprendizado. Você aprende as habilidades básicas para a vida: Como andar, falar, comer, tomar banho, todas as habilidades básicas da vida você aprende no lar.

Em Salmo 144.12 (NTLH) podemos ler: "Que, na sua mocidade, os nossos filhos sejam como plantas viçosas, e que as nossas filhas sejam como colunas que enfeitam a frente de um palácio!" A Bíblia às vezes compara o lar a um jardim. É um lugar onde as pessoas crescem, um jardim de crescimento das pessoas.

Em Efésios 6.4 (NTLH) também lemos: “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com disciplina e os ensinamentos cristãos”. Circule as palavras "disciplina" e "ensinamentos". Isto é o que uma família precisa ter. Alguém tem dito que o fundamental no treinamento dos seus filhos é saber em que parte dar a palmada e quando fazê-lo. Quando você está treinando seus filhos você quer conduzi-los por três estágios: do controle dos pais, para o autocontrole e para o controle de Deus. Deus deseja que nossas famílias sejam centros de aprendizado para a vida.

Em Lucas 2.52 vemos o seguinte: "E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens”. Jesus crescia de quatro maneiras: sabedoria, isto é crescimento intelectual, em estatura, isto é, crescimento físico, em graça diante de Deus, isto é, crescimento espiritual e em graça diante dos homens, isto é, crescimento social. E este deve ser o alvo para a sua família, que eles cresçam em quatro maneiras diferentes:

  • intelectualmente,
  • fisicamente,
  • espiritualmente
  • e socialmente.


OS VALORES COMEÇAM NA FAMÍLIA

O que é valor? É tudo aquilo que é importante para uma pessoa, que determina e dá forma à sua vida. Tudo o que alguém faz demonstra os valores pessoais dela. Os valores estão relacionados a coisas pequenas e grandes, tem a ver com preferências, cores, marcas, estilos, influências etc. Os relacionamentos que uma pessoa mantém com outras pessoas expressam os valores que ela considera importantes. Jesus falou a respeito dos valores colocando ênfase na questão dos investimentos que a pessoa faz no seu dia-a-dia: “Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6:21).

Os valores variam de pessoa para pessoa, de acordo com os padrões estabelecidos no lar. O que para alguns é considerado necessidade para outros pode ser considerado futilidade. Até mesmo essa distinção diz alguma coisa a respeito dos valores de cada um. Os pais são grandes responsáveis pela criação dos valores da família, se dão muito crédito e valor às coisas, comportamentos e estilos de vida que o mundo propaga como certo e perfeitamente aceitável devido às mudanças naturais no mundo, é isso que verão seus filhos defenderem no futuro. Se, ao contrário, buscam valorizar os ensinamentos da Palavra de Deus, formando nos filhos o caráter de Cristo, é isso que verão seus filhos exercer quando crescerem.

A família é a mais forte forjadora dos valores, por isso ela é tão importante para os cristãos (todo aquele que crê em Cristo). Por isso também que as setas do inimigo estão tão direcionadas para a família. Desde que constituiu a família Deus fez questão de frisar a importância do ensinamento em família. Você já ouviu alguém dizer: "Ah, eu não vou impor meus valores espirituais a meus filhos. Vou deixar que eles escolham por si mesmos.". Besteira! A insensatez dessa decisão é que ela implica que Deus é uma opção.

Deus não é uma opção. Se você NÃO está ensinando a seus filhos acerca de Deus, você está cometendo um grande erro que tem implicações eternas. Não é apenas uma questão de deixar que eles escolham. A Bíblia diz que se você é pai ou mãe, isso é parte da sua descrição de trabalho - ou seja, ensinar valores.

Moisés disse aos israelitas: “Ouça, ó Israel: O SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR. Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (Deuteronômio 6:4-7).

O tempo é como o dinheiro. Você tem somente uma quantidade de tempo em um dia. Você faz decisões a respeito de como gastar o tempo. As decisões que você toma falam muito a respeito dos seus valores. Jesus disse: “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam” (Mateus 6:19). Estas palavras são uma advertência para as nossas decisões, de repente podemos estar investindo e nos preocupando com coisas de pouco valor.

Por que não estamos fazendo isso mais? Porque não andamos pelo caminho, não sentamos, não deitamos e não levantamos... Nós assistimos TV. Uma criança em média assiste TV cerca de 1.000 horas por ano. Se você é um brasileiro comum, quando você chega aos 18 anos de idade, você tem assistido l8000 horas de TV. Se você chega aos 65 como um brasileiro, você acumulou 9 anos e meio assistindo televisão. Se você, por outro lado, arrasta os seus filhos para a Escola Bíblica Dominical e eles vão à igreja uma vez por semana por 65 anos, isso representará quatro meses de ensino bíblico. De onde as crianças estão recebendo os seus valores? Da TV ou da Palavra de Deus? É muito importante que compreendamos que nossos filhos estão captando esses valores de nós.

PARE E PENSE:

• Quais os valores com os quais temos nos preocupado?
• Em quais valores estamos investindo na nossa família?
• Quais valores do mundo temos permitido entrar em nosso lar?

Na próxima semana teremos o terceiro capítulo que vai falar justamente um pouco mais sobre os valores e como fazemos para desenvolver tais valores dentro da nossa família. Não percam, e até a semana que vem com mais uma parte dessa série extremamente importante para Paulínia e seus moradores (famílias). Um forte abraço do blogueiro que voz escreve: Roger Dance

Quem quiser ler e acompanhar a série é só clicar nos links abaixo:

  1. Família - Projeto de Deus !!! - ( Capítulo 01 ) - Pra que Serve uma Família
  2. Família - Projeto de Deus !!! - ( Capítulo 02 ) - Família Centro de Tudo
  3. Família - Projeto de Deus !!! - ( Capítulo 03 ) - Valores Espirituais e Morais
  4. Família - Projeto de Deus !!! - ( Capítulo 04 ) - Desenvolver os Valores


Tecnologia do Blogger.