Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Paulínia ganha estação meteorológica


Por meio de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), a Prefeitura de Paulínia vai ganhar uma estação meteorológica automática, que dará suporte ao Programa de Defesa e ao Programa Estadual de Recursos Hídricos. O termo de compromisso foi assinado ontem (03), no Instituto Agronômico de Campinas, e a instalação da estação deve acontecer no início de 2014.

Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

O secretário de Defesa Civil, Paulo Motta, representou a prefeitura no evento. Segundo ele, a estação meteorológica irá trazer vários benefícios para a população.

“A instalação da estação terá efeitos importantes tanto para a operação verão como para a operação estiagem. Iremos utilizar os dados estratégicos captados por ela para o planejamento de ações contra catástrofes naturais”, explicou.

De acordo com o secretário, a área em que será instalada a estação ainda não foi definida pela administração. “Estamos estudando um lugar estratégico para que nenhuma intempérie prejudique a coleta de dados”, completou.

Segundo o presidente da Fundag, Orivaldo Brunini, a estação terá medidor de temperatura, chuva, umidade relativa e precipitação. “Nosso objetivo é minimizar riscos de catástrofes naturais e fazer com que as áreas de riscos não cresçam”, disse.

O coordenador estadual de defesa civil, tenente Marco Aurélio Alves Pinto e o coordenador regional, Sidnei Furtado, também estiveram no evento. “É um grande passo instalarmos mais 22 estações no estado para minimizarmos os riscos de desastres ambientais e garantirmos assim mais segurança à população”, comentou o tenente.

Atualmente, existem no estado de São Paulo 22 estações meteorológicas instaladas. Durante o evento de ontem, outras 23 cidades, além de Paulínia, também assinaram o acordo e ganharão as estações. A previsão da Fundag é que até o final de 2016, as estações estejam instaladas nos 76 municípios do estado.


Tecnologia do Blogger.