Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Rainha do Engenho capacita Mestres de Capoeira para dar aulas de Capoterapia


A Associação Assistencial Rainha do Engenho (AARE) de Paulínia realiza até domingo (11) um curso de formação e capacitação em Capoterapia. Voltado para mestres e contramestres de Capoeira, o curso prepara os profissionais para ministrarem aulas de Capoterapia para idosos, pessoas com deficiência física, motora e com síndrome de down.


Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia


A Capoterapia foi criada em 1998 no Distrito Federal e trazida para Paulínia a mais de 10 anos pelo presidente da AARE, Mestre Domingos Anastácio de Brito, que aplica a terapia em grupos de terceira idade, em alunos e ex-alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcionais). “É uma grande satisfação pra mim saber que este trabalho ajuda as pessoas e muda a vida delas. A procura está aumentando e por isso sentimos a necessidade de formar novos mestres para atender a demanda”, disse Mestre Domingos, coordenador do evento.

Cerca de 300 capoeiristas devem participar do programa de termina com um grande “aulão” com a participação dos alunos, no domingo às 9h no Theatro Municipal Paulo Gracindo. As aulas são ministradas pelo próprio Mestre Domingos e pelo criador da terapia alternativa, Mestre Gilvan Alves de Andrade. “A Capoterapia é uma terapia utilizando elementos da capoeira adaptada respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais dos alunos”, disse Mestre Gilvan.

A Capoterapia previne doenças degenerativas do aparelho cardiovascular, respiratório, mental e motora, além de prevenir a depressão, pois torna o indivíduo ativo através do misto de dança, exercícios, folclore através das cantigas, do lúdico e interação que são praticados durante as aulas.

A capacitação em Paulínia contou com mestres e contramestres de toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC), mais quatro estados e do Distrito Federal. O evento contou com o apoio do Vereador Sandro Caprino (PRB). “Práticas saudáveis como esta e que beneficia a população temos que incentivar em nosso município. Espero que com a formação dos novos mestres a Capoterapia seja ampliada e chege a outros municípios da região”, destacou Caprino.

Serviço

Dias 09 e 10 – Curso de Capoterapia na Câmara Municipal das 9h às 19h.

Dia 10 – Hidrocapoterapia no Grêmio Orsa (Rua Praxiteles Ferreira Neves, 220) das 19h30 as 22h

Dia 11 – Aula Prática de Capoterapia das 9h as 11h e Batismo das 14h as 20h no Theatro Municipal Paulo Gracindo

Informações – (19) 3844-6397


Tecnologia do Blogger.