Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

#SAÚDE - Capacitação profissionais sobre Febre Maculosa e Chikungunya


Secretaria de Saúde capacita profissionais sobre Febre Maculosa e Chikungunya

A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária, capacitou aproximadamente oitenta profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre transmissão e diagnostico da Chikungunya, e atualizou sobre a situação epidemiológica da Febre Maculosa na cidade. A capacitação ocorreu no Salão Nobre, no paço, na quinta-feira (10), em dois horários, um pela manhã e outro à tarde.

Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

A capacitação integra as ações do prefeito Edson Moura Júnior para melhorar a saúde e reciclar os servidores públicos. De acordo com o médico sanitarista e diretor do Devisa (Departamento Vigilância em Saúde) de Paulínia, Carlos Henn, a capacitação é importante porque dá subsídios aos profissionais da saúde para incluírem na suspeição diagnóstica as referidas doenças.


 “É fundamental que os médicos possam realizar os diagnósticos diferenciais incluindo, entre outros, a Febre Maculosa e Chikungunya. Além disso, os profissionais precisam ser informados, frequentemente, sobre a situação epidemiológica das doenças infectocontagiosas em Paulínia. O objetivo principal é prestar o melhor atendimento à nossa população”, afirmou o especialista.


A Chikungunya é transmitida pelo mosquito da Dengue, o Aedes Aegypti. Henn explicou que a Chikungunya há décadas é um agravo relevante para a saúde pública no sudoeste asiático. Nos últimos anos a doença atingiu a região do Caribe, sendo introduzida no Brasil por turistas e mais recentemente por militares que prestaram serviços no Haiti.


Já a Febre Maculosa é transmitida pelo carrapato estrela. Henn relatou que pessoas picadas ou que tiveram contato com carrapatos devem procurar serviços de saúde de Paulínia caso apresentem febre, cefaleia, dor nas articulações, entre outros sinais e sintomas.


Profissionais do Devisa e do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) XVII de Campinas foram os responsáveis em ministrar as capacitações.

Foto: servidores na capacitação sobre Febre Maculola e Chikungunya



Tecnologia do Blogger.