Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Baixa umidade e seca aumenta número de queimadas em Paulínia


A estiagem e baixa umidade do ar são fatores fundamentais que contribuem com as queimadas nesta época do ano. De abril a julho deste ano, Paulínia já teve 126 ocorrências de incêndios em mato e vegetação registrados pela Defesa Civil. No mesmo período do ano passado foram registrados apenas 27 incêndios.

Em todos os casos, os agentes e brigadistas da secretaria foram acionados para combater o fogo, sinalizar o local e garantir que não houvesse desastres maiores. Os atendimentos foram feitos em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

De acordo com o secretário Paulo Mota, esta época do ano inspira cuidados e atenção. “Este é um ano atípico com índice de chuva bem abaixo do esperado. Com a seca muito forte as áreas de vegetação rasteira e matas ficam muito vulneráveis e se tornam alvos fáceis destes incêndios”, disse Mota.

O secretário ainda acrescentou que na maioria dos casos os incêndios são criminosos. “Muitas pessoas vão pescar e queimam o mato pra abrir caminho pra chegar até as represas. Em outros casos são aqueles desavisados que jogam bitucas de cigarro acesas nas margens das avenidas e estradas e acaba provocando o incêndio. Por último temos as queimadas ilegais para a limpeza de áreas e que acabam fugindo do controle” finalizou Mota.

Com as queimadas, a qualidade do ar fica ruim e acaba provocando problemas respiratórios. Mota recomenda que as queimadas sejam evitadas. Caso aconteça, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros devem ser acionados.

Fotos - Fabiano Moreira



Tecnologia do Blogger.