Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Secretaria de Educação desenvolve projeto “A Magia dos Livros”


A Secretaria de Educação de Paulínia desenvolve o projeto “A Magia dos Livros”, com alunos da rede de ensino. Só no primeiro semestre deste ano, quase 700 crianças participaram das atividades do projeto, que é desenvolvido em parceria com a Biblioteca Municipal e tem como principal objetivo reforçar o trabalho de leitura e escrita realizado em sala de aula.

Uma das atividades que tem maior destaque são as histórias contadas pela professora Maria Eugênia Rocha, idealizadora do projeto. “Tomamos o cuidado de escolher as histórias de acordo com cada faixa etária. Isso é fundamental para conseguir uma interação com os alunos”, explicou a professora. Segundo ela, cerca de 680 crianças entre quatro e 11 anos participaram do projeto no primeiro semestre.

Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

Além de contar história, a professora Maria Eugênia mostrou às crianças como é uma biblioteca pública, suas divisões, cuidados com o acervo e o mais importante, a magia que os livros podem ter, apresentando diferentes tipos e gêneros de livros. “Os olhos das crianças sempre mudam quando um livro “fala” ou “canta” para eles, “mexem-se”, podem ser grandes, pequenos, grossos ou finos, enfim, diferentes, mágicos”, afirmou.

De acordo com a professora, foram revividos e vividos diferentes personagens, com suas histórias sendo contadas e ilustradas, como O Gato de Botas, Peter Pan e O Mágico de Óz. “Também trabalhamos com histórias atuais como Percy Jackson, o Ladrão de Raios, que despertou nos alunos o interesse pela Mitologia Grega”, explicou.

Para a secretária de Educação, Rita Lanza, o projeto Magia do Livro vem para complementar e enriquecer as atividades que já são desenvolvidas pelas professoras em sala de aula. “O contar e o ouvir histórias facilita o desenvolvimento da imaginação, enriquece o vocabulário e traz experiências”, disse. Segundo ela, a maioria das escolas da rede municipal deve ser contemplada com as atividades do projeto.

De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Vanessa Reis, “ ‘A Magia dos Livros’ nasceu com a necessidade de promover uma ação educacional voltada para o desenvolvimento da leitura e da escrita fazendo com que a criança compreenda que o ato de ler, além de possibilitar a aquisição de novos conhecimentos, pode ser prazeroso, fantástico e lúdico.”

Parceria
O projeto também desenvolveu um trabalho com alunos do primeiro ano do Colégio Integral de Paulínia. A atividade foi realizada através do livro interativo “Amigos para Sempre” e destacou valores como trabalho em equipe, diferenças, amizade, convivência, igualdade, respeito, entre outros.

 “Na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor e, ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo, abrindo caminhos para que aprendamos a falar, escrever, ler e pensar melhor” explicou a professora.



Tecnologia do Blogger.