Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

#SEGURANÇA - Criminalidade diminui em Paulínia


Números apontam redução de criminalidade em um ano de governo de Moura Júnior

Em um ano de governo do prefeito de Paulínia, Edson Moura Júnior, a criminalidade reduziu de forma significativa, segundo números e estatísticas referentes a atuações táticas e administrativas. De acordo com o secretário de Segurança Cícero Brito, a meta é avançar ainda mais para garantir mais tranquilidade à população.

Um indicativo dos avanços são as estatísticas levantadas junto à Delegacia de Polícia local. Por exemplo, em julho do ano passado  21 veículos foram furtados. Este ano 18. No mesmo mês foram registrados 15 roubos a veículos em 2013 contra sete no mesmo período de 2014. Uma redução de mais de 50%.

Os furtos em geral, incluindo a residência, transeunte, interior de veículos e outros, segundo números levantados também apresentaram queda comparado com o mesmo período do ano passado.

Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

Outro ponto de destaque é o trabalho efetuado pelas forças policiais em nosso município no combate ao tráfico. No último trimestre, em comparativo realizado de acordo com os números levantados, o porte de entorpecente apresentou queda nos últimos três meses desse ano. Em maio foram registrados 10 casos e em julho cinco.


Os flagrantes também tiveram aumento significativo. Em julho de 2013, foram registrados apenas dois. No mesmo período deste ano ocorreram 21 flagrantes, a maioria por tráfico de drogas.
Semestre


No segundo semestre de 2014 foram registrados 50 flagrantes em Paulínia, sendo  que desses  22 foram feitos pela GM (Guarda Municipal). A guarda ainda atende atualmente mais de 50% das ocorrências registradas no município. No segundo trimestre desse ano foram registradas 219 ocorrências pela guarda na delegacia.  No total, incluído apoio a órgãos públicos e eventos, somam-se 835 atendimentos. Em balanço realizado desde o inicio da administração Moura Junior até o mês de junho, a GMP registrou 2.817 atendimentos.


Outro ponto a destacar e que tem rendido bons frutos tem sido o trabalho em conjunto com as outras forças policiais da cidade, com a PM (Polícia Militar) e Polícia Civil. O trabalho feito com o DITRAN (Divisão de Trânsito) também foi intensificado. O Corpo de Bombeiros também tem contribuído de forma significativa.


A PM aumentou a atuação na cidade depois que houve a troca de comando, ocorrida em 1º de abril com o Capitão Rafael Cambuí Mesquita Santos assumindo a companhia. Com a mudança foi firmada uma parceria com GM para  realizar a leitura das estatísticas semanais, e com isso desencadeando, através desse trabalho, operações conjuntas.


Por exemplo, os casos de furtos e roubos na cidade chegavam a 30 por semana, e atualmente não passam de quatro ocorrências semanais, de acordo com dados da Secretaria de Segurança. “Estamos proporcionando mais tranquilidade à população de Paulínia”, ressaltou o Capitão PM Cambuí.


“É a integração gerando bons frutos em Paulínia, e buscando melhores soluções no combate a criminalidade”, afirmou Cícero Brito.

Outro ponto trabalhado pela Secretaria de Segurança, em conjunto com a Secretaria de Transportes do município, é a questão do fluxo quanto ao trânsito em nossa cidade, principalmente na região da ponte que dá acesso ao João Aranha, onde existe congestionamento nos horários de picos. A meta é desafogar o trânsito na região.

Metas

Para melhorar ainda mais a segurança em Paulínia está em fase de licitação um sistema de monitoramento e tecnologia embarcada nas viaturas, o que agilizará o atendimento à população. A ferramenta permite que o boletim de ocorrência seja registrado na própria viatura, além de ser possível ser efetuado consultas de pessoas e veículos através do sistema Infoseg.
Outra meta é a implantação de câmeras nas ruas, escolas, e bens públicos, além de serem colocadas em funcionamento as bases móveis da GM. Veículos novos também foram colocados à disposição dos patrulheiros.


 A corporação irá aumentar de efetivo com a contratação de mais guardas, através de concurso público no ano que vem. A medida reforçará ainda mais a guarda no trabalho nas ruas.
Brito destacou ainda a aquisição de armas não letais e a modernização de armamento da corporação, estando essas em fase de licitação. O secretário lamentou que alguns processos licitatórios de compra de armamentos tenham sido prejudicados por motivos “politiqueiros”.


Cursos foram ministrados, com destaque ao aperfeiçoamento de integrantes da corporação na SWAT, nos Estados Unidos, onde guardas tiveram treinamento especializado, inclusive com armas diferenciadas, que são utilizadas comumente por bandidos, como é o caso do fuzil AR15. Também foi criado o GAEP (Grupo de Ações Especiais), como forma de intensificar as ações da corporação.


“Mesmo após um ano a todo vapor, de trabalho intenso e continuo, desenvolvendo projetos e aquisições necessárias à segurança paulinense, a Secretaria Municipal de Segurança Pública sabe que muito tem ainda a fazer, e não negará esforços, juntamente com a atual administração municipal, para tornar Paulínia uma cidade mais segura, afinal a prioridade é a população paulinense”, ressaltou Cícero Brito.

Condições de trabalho 

Em um ano também ocorreram melhorias das condições de trabalho para os guardas. Entre as medidas adotadas estão o prêmio de R$ 1.500 para patrulheiros que atuam nas ruas, reclassificação da família ocupacional e igualação entre a guarda e a guarda noturna.

Portas Abertas

Brito explicou que a Secretaria de Segurança está de portas abertas para receber a população. Sugestões e reclamações podem ser encaminhadas através do e-mail: segurança@paulinia.sp.gov.br ou através dos telefones: (19) 3874-5618/3874-5766.
Telefones úteis e de emergência: Guarda Municipal - 153, Guarda Noturna 3874-3949, Policia Militar - 190, Corpo de Bombeiros – 193, e delegacia de polícia de Paulínia – 3874-1866/1411. Brito relatou que o número 153 foi restabelecido em sua gestão e que é mais um canal de comunicação entre a guarda e os moradores.




Tecnologia do Blogger.