Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Ensino técnico fará parte da Agenda Global de Educação


Em encontro em São Paulo, dentro da programação da WorldSkills 2015, representantes dos governos de Brasil, Rússia, Coreia do Sul e Holanda assinam documento que valoriza a educação profissional
 
Vinte ministros e vice-ministros de países como África do Sul, Índia, Suíça, Malásia, Bielorrúsia e 38 reitores de institutos federais de tecnologia brasileiros se reúnem nesta sexta-feira, 14 de agosto, em São Paulo, para discutir estratégias de promoção do ensino técnico e profissional. A Conferência Internacional para Ministros: Século XXI: Iniciativas para promover o ensino técnico e profissional será realizada dentro da programação da WorldSkills 2015, a olimpíada internacional de ocupações técnicas, trazida para o Brasil este ano pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Confederação Nacional da Indústria(CNI).

Na conferência, os ministros de Brasil, Rússia, Holanda e Coreia do Sul, responsáveis pela política de educação profissional em seus países, apresentarão as princiais políticas adotadas para facilitar a transição dos jovens da escola para o mundo do trabalho. Ao final, eles assinam um documento que vai integrar a Agenda Global de Educação - Pós 2015, uma iniciativa liderada pela Unesco para manter a educação no centro da mobilização dos países depois deste ano, quando termina o prazo para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Sigam Portal MP no Twitter: @MPaulinia
A importância do tema se fortalece com a análise da realidade revelada por uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada com 3.288 entrevistas com homens e mulheres  de 15 a 29 anos de 160 municípios brasileiros. O estudo aponta que 41% dos jovens trabalham em ocupações para as quais são excessivamente ou insuficientemente qualificados. Nesse sentido, o projeto Work4Youth – do qual a análise faz parte – sugere melhorias nas políticas para a transição entre educação e trabalho. Na avaliação da OIT, o  fortalecimento da educação profissional é uma das estratégias para os países melhorarem o caminho dos jovens rumo ao mundo do trabalho.

Veja detalhes dos conferencistas:

- Renato Janine Ribeiro: ministro da Educação do Brasil no momento em que o país realiza o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa é uma das responsáveis pelo aumento do número de jovens na educação profissional. Entre 2008 e 2014, houve um aumento de 88% das matrículas nos cursos técnicos de nível médio, saindo de 928 mil para 1,7 milhão.

- Alexander Klimov: vice-ministro da Educação e Ciência da Federação Russa destacará o processo de transformação e adaptação do sistema de educação à economia de mercado. Essa reestruturação do sistema ampliou a empregabilidade da juventude por meio da identificação das demandas do mercado e da correlação disso com a oferta de cursos.

- Jet Bussemaker: ministra da Educação, Cultura e Ciência da Holanda mostrará como a proximidade do sistema de educação com o mercado de trabalho responde rapidamente às mudanças. Essa é umas das razões pelas quais o país optou pela cooperação entre trabalhadores, empregadores e educação profissional. Dessa forma, o país conseguiu reduzir o desemprego entre os jovens.

- Jong Kil Park: diretor geral do Emprego e Trabalho da Coreia do Sul falará sobre a experiência do país para esforço para mudar a educação profissional de um modelo destinado às habilidades específicas para um formato de educação por competência destinado a todos os jovens adultos do país.

Atenção,  jornalista: a conferência é  aberta à imprensa e haverá tradução simultânea

SERVIÇO:

Evento: Conferência Internacional para Ministros: Século XXI: Iniciativas para promover o ensino técnico e profissional
Data: sexta-feira, 14 de agosto
Horário: das 9h às 12h
Local: Auditório Elis Regina, do Anhembi

Acompanhe a WorldSkills 2015 no site www.senaiolimpiadas.com.br

Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: www.twitter.com/senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada
www.escolhafuturo.com.br



Tecnologia do Blogger.