Anúncio 680 x 110 px

MEC avalia Unicamp como melhor do país


A Unicamp é a melhor universidade do Brasil segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado no último dia 18 pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado é referente ao triênio 2012 a 2014, abrangendo instituições de ensino superior (entre universidades, faculdades e centros universitários e institutos federais) e de cursos nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Foram avaliados 9.963 cursos de 2.042 Instituições de Ensino Superior do País, em 43 áreas. As notas vão de 1 a 5 e somente 24 instituições alcançaram o índice máximo.
Sigam Portal MP no Twitter: @MPaulinia
A Unicamp teve 43 cursos avaliados no triênio e foi a melhor colocada entre as universidades do País. “Esse resultado reflete o modelo inovador implementado pela Unicamp, que faz da intensidade da pesquisa um elemento de qualificação do ensino em todos os níveis, e das relações com a sociedade um componente intrínseco da atividade acadêmica com nível de excelência”, comentou o reitor José Tadeu Jorge. “Esse modelo possibilita a formação de profissionais qualificados, com significativo impacto nas diversas áreas da sociedade”.

Segundo o reitor, foi também a partir desse modelo que a Unicamp consagrou-se como uma universidade extremamente criativa, antecipando-se às políticas públicas para enfrentar os desafios no campo da educação, da pesquisa e da extensão de forma propositiva.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente, considerando a média dos últimos resultados no Conceito Preliminar de Cursos (CPC); a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino.

Veja abaixo as dez melhores universidades do Brasil, segundo o MEC:





Compartilhar Google Plus

Autor Roger Dance

Sou criativo, polêmico, autodidata por natureza e político por opção. Meus ideais de uma sociedade justa e igualitária estão no sangue. Sejam bem vindos a minha vida e ao mundo da informação dos bloggers.