Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Paulínia sedia reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC


Paulínia sedia reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas

Durante o encontro, que contou com a presença do secretário de Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni, prefeitos
aprovaram moção que pede ampliação de prazo para pagamento de precatórios

Prefeitos e representantes das 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) estiveram na Prefeitura Municipal de Paulínia na manhã desta quarta-feira, dia 24, para participar da 184ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC. O encontro teve como principal pauta a discussão do projeto de implantação do Trem Intercidades (TIC), apresentado pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e que mais uma vez repercutiu muito bem para todas os municípios que lutam pela melhoria do transporte na RMC.


Portal MP nas Redes - Facebook | Twitter |Youtube


Pelo projeto de implantação apresentado, o TIC percorrerá 431 quilômetros de ferrovia, ligando as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista. De acordo com Clodoaldo, por ter a maior demanda – com previsão de 60 mil passageiros por dia – o trecho de Campinas será tratado como prioridade. Em uma extensão de 135 km, o trem vai ligar Americana a São Paulo, passando por Santa Bárbara, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí. O custo estimado para a conclusão do trecho é de R$ 5,4 bilhões.

Ainda durante o encontro, os prefeitos aprovaram uma moção para que o prazo do pagamento dos precatórios seja ampliado, buscando alternativas para minimizar as dívidas dos municípios.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Denis Andia, prefeito de Santa Bárbara D´Oeste, sustentou a aprovação da moção. De acordo com Andia, a iniciativa foi motivada pelo difícil momento enfrentado pela maioria dos municípios que integra a RMC. Sabemos que não são todas as cidades que têm essa necessidade, mas todos estão solidários a causa. O objetivo é conseguir minimizar esse problema, como já foi feito com relação ao pagamento do INSS, afirmou.

Paulínia na Agemcamp – Durante o encontro, realizado no Salão Nobre do Paço Municipal, o prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho, agradeceu a presença de todos e ressaltou a satisfação em poder inserir a cidade nos contextos discutidos pelo Conselho.

“É a primeira vez que Paulínia está verdadeiramente inserida nas reuniões e discussões promovidas pela Agemcamp. Hoje, entendemos que a nossa cidade está inserida em um contexto. Não vivemos isolados. Fazemos parte de uma região e tenho certeza que é através da união de forças que conseguiremos avançar. O estreitamento da relação com o Estado trará grandes benefícios para os cidadãos de Paulínia”, afirmou.

O Conselho de Desenvolvimento da RMC tem entre suas atribuições a arrecadação de receitas para investimento no desenvolvimento metropolitano, estabelecer metas, planos, programas e projetos de interesse comum aos municípios da região.

Fundo perdido vai beneficiar Paulínia - A diretora Executiva da Agemcamp, Ester Viana, destacou que ao regularizar a situação junto ao Fundo de Desenvolvimento Metropolitano (FundoCamp), Paulínia poderá garantir mais de R$ 2.300 milhões em recursos a fundo perdido para projetos nas áreas de Mobilidade Urbana, Saúde, Cultura, Segurança, Esportes. “O cidadão de Paulínia será o maior beneficiado. Afinal, os recursos serão investidos em programas e serviços voltados para a população”, declarou.

O secretário Estadual de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, ressaltou que ao ser inserida no Conselho, Paulínia passa então a fazer efetivamente parte do contexto metropolitano, participando de todas as discussões que envolvem a região. “A partir de agora Paulínia deixa de ser uma ilha e passa a ter a consciência de que faz parte de um todo, de uma região. É com grande alegria que percebo sinais concretos do atual prefeito e a vontade de participar de maneira efetiva dos destinos da RMC. Tenho certeza que essa inserção irá colaborar ainda mais para o fortalecimento e desenvolvimento de nossa região”, declarou Edmur.

Em busca de melhorias - Durante o encontro, o prefeito Dixon Carvalho solicitou a intervenção do secretário Clodoaldo para agilizar solicitações realizadas pela cidade, como a instalação de abrigos nos pontos de embarque de passageiros no itinerário Paulínia/Campinas, inclusive na Rodovia, o aumento no número de linhas de ônibus intermunicipais em horários de pico e renovação da frota que atende a região, com o intuito de garantir mais segurança e conforto para o usuário.


Tecnologia do Blogger.