Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Fada do Dente leva saúde bucal para dentro das escolas de ensino infantil


Fada do Dente leva instruções sobre saúde bucal para dentro das escolas públicas de Paulínia
Ação integra o Programa de Prevenção desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde

Quem não se lembra da Fada do Dente? Aquela que vem buscar o dente de leite deixado sob o travesseiro? O que poucos sabem, porém, é que a encantadora personagem dos contos infantis tem visitado escolas de Paulínia com uma nobre missão: ensinar crianças de 3 a 9 anos a cuidar da saúde bucal e fazê-las entender a importância dos cuidados com os dentinhos, desde a infância.

Na última quarta-feira, dia 27, foi a vez dos alunos da EMEI Rosa Vassalo Secomandi, se encantarem com a presença da personagem. Com olhares atentos e sorrisos largos, os pequenos alunos receberam primeiramente atendimentos com avaliações feitas por dentistas da Saúde Bucal e, em seguida, viram a fada entrar em ação.

Caracterizada como a personagem, a Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) Margareth Mendes apresentou, de forma lúdica e divertida, as três regras da Fada: dentes limpos, dentes fortes e dentes retos.

“Este é um trabalho que faço com muito amor e, por meio dele, enfatizo a necessidade da limpeza diária dos dentes. O envolvimento das crianças é sempre muito gratificante. Durante a visita da Fada, eu ensino os pequenos a fazerem em casa o que chamamos de ‘Momento Bom’, que são momentos em que as famílias se reúnem para o jantar e, após a refeição, levantam da mesa para fazer a limpeza da boca juntos”, relara Margareth.

A diretora do Departamento de Saúde Bucal da Prefeitura de Paulínia, Luiza Bernardino Dutilh, reforça que além das instruções passadas para as crianças, a equipe também realiza exames clínicos. “Em caso de necessidade de tratamento, nós enviamos comunicados aos pais e encaminhamos as crianças para atendimento”, informa a diretora.


Programa de Prevenção da Saúde Bucal

A visita realizada pela Fada do Dente integra as ações do Programa de Prevenção da Saúde Bucal, que leva atividades educativas referentes ao tema para dentro das escolas de ensino infantil e fundamental. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.  Desde o início do ano, o Programa já visitou 16 EMEIS e em 12 EMEFS, e mais de 4000 alunos receberam os atendimentos.

O prefeito Dixon Carvalho ressalta que a meta do Governo é ampliar o trabalho realizado pela equipe de prevenção. “Aproveito para parabenizar a Margareth Mendes pelo excelente trabalho desenvolvido junto a nossas crianças e reforço que nosso objetivo é ampliar a atuação da equipe de Saúde Bucal dentro das EMEFs e estender também para as creches”, afirma Dixon. 


Tecnologia do Blogger.