Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Simulado em parceria Defesa Civil e Galvani mobiliza mais de 500 pessoas



Com a participação efetiva de praticamente todo contingente de Paulínia e também com reforço de profissionais da Região Metropolitana de Campinas, a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Defesa Civil em parceria com a empresa Galvani Indústria, Comércio e Serviços, realizou na manhã de quarta-feira, 20/09, o 4º Simulado Regional de Assistência e Ajuda Humanitária da Defesa Civil e o Simulado de Produto Perigoso, no Complexo Industrial de Paulínia.  A ação foi com o objetivo de avaliar o sistema e a capacidade de tempo de resposta no caso de ocorrência de desastres no município de Paulínia. Entre profissionais e funcionários da empresa, a Defesa Civil estima que aproximadamente 500 pessoas participaram do simulado.

Durante o exercício houve no primeiro momento a simulação de rompimento da válvula do tanque de amônia, em seguida foram acionadas as equipes de segurança interna da empresa e todos os órgãos do sistema de Emergência: Bombeiros, Resgate 192, Exército, Guarda Municipal, Polícia Militar, Secretária de Transporte, Saúde e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo).

Na segunda etapa iniciou-se a remoção dos funcionários para um abrigo que foi montado para emergência como medida preventiva. Após a evacuação os funcionários passaram pelo posto de comando, e em seguida encaminhados para o abrigo onde foi realizada uma triagem de identificação da gravidade das vítimas. De forma real todo o treinamento seguiu com atendimentos para as pessoas feridas e atendimento médico.

Após a chegada de carros de emergência (Corpo de Bombeiros, SAMU, entre outros), foi iniciado o fechamento de algumas ruas do bairro para simulação da evacuação de pessoas, montagem de abrigo e postos de comando. Os Bombeiros e a Defesa Civil entraram em cena, para socorrer vítimas e tomar os procedimentos necessários.

O prefeito Dixon Carvalho ressaltou a importância da simulação e treinamento realizado no complexo industrial, por conta da grande concentração de indústrias químicas no município. “Foi um trabalho preventivo que realizamos com a parceria de todas as secretarias, bombeiros, resgate e a empresa Galvani. Precisamos estar sempre precavidos e treinados para qualquer tipo de acidente. Jamais devemos nos descuidar com a segurança das pessoas e de nossa cidade. Parabenizo a participação de todos os envolvidos e agradeço o empenho”.

José Carlos Campos Almeida, secretário da Defesa Civil, acompanhou de perto todas as ações, e destaca que o treinamento realizado na simulação foi positivo. “A nossa intenção de realizar o treinamento com todos os envolvidos é de preparar a população e funcionários em caso de uma eventual ação real. Somente com atividades como essa poderemos saber a realidade de nossas condições se, de repente, nos depararmos com uma situação real. Hoje, nos deparamos com situações reais, dificuldades que iríamos ter e pudemos preparar profissionais, população, vizinhos e funcionários. Nossa preocupação é garantir a segurança, sempre. Agora, pretendemos elaborar um protocolo sobre esse simulado. Vamos avaliar o relatório de todos os envolvidos e finalizar essa operação. Ficamos extremamente satisfeitos com o empenho de todos”.

Na avaliação do gerente da Galvani, Carlos Marlier, uma ação preventiva como essa reforça o compromisso da empresa com a comunidade e com a segurança. “Dentro do nosso processo produtivo esses são os principais aspectos. Nosso envolvimento com a comunidade, parceiros e o meio ambiente aqui da nossa região”.

Participaram da simulação o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Paulínia, Estado de São Paulo e demais cidades da região, Galvani Indústria, Comércio e Serviços, Corpo de Bombeiros Guarda Municipal, Polícia Militar e as Secretárias da Saúde, Esportes, Transporte, Habitação, Segurança Promoção Social, Gabinete do Prefeito.


Tecnologia do Blogger.