Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Campanha Fique Sabendo examina mais de 400 pessoas


Uma união de Saúde e Cultura, assim foi o objetivo da “Campanha Fique Sabendo” para a prevenção de de HIV e Sífilis, realizada no domingo, 3 de Dezembro, na Praça José A. Leone, no bairro do Morro Alto em Paulínia. Essa ação finalizou a campanha que teve inicio no dia 27 de Novembro, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Paulínia, e que examinou mais de 400 pessoas.

Durante todo o domingo os moradores poderão acompanhar o evento e realizaram gratuitamente os Testes Rápidos de HIV e Sífilis, que visaram o diagnóstico precoce da doença, possibilitando o tratamento imediato e prevenção. Os atendimentos foram confidenciais e sigilosos.

No total das duas ações, primeira no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Paulínia de 27 a 1 de Dezembro, e a segunda no bairro do Morro Alto, mais de 247 testes de HIV, Sífilis, e 160 exames de Hepatite B e C foram realizados. No total da campanha foram diagnosticados dois casos de HIV, dezessete de sífilis, um de hepatite b e três casos de hepatite C, que já estão em tratamento e sendo acompanhados pela equipe do CTA de Paulínia.

Além dos testes a população contou com uma programação especial de apresentações como de Hip Hop com os grupos “Gran Ghetto” e alunos Piter, apresentação de Judô com a equipe do Feu, Dança com as alunas da Karina com o tema “Elemento Água” e do show de Maria Ildete e Banda que encerrou a ação.

A ação teve o apoio da Prefeitura Municipal de Paulínia, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, Segurança, Transporte e Segurança Pública. E integrou a campanha “Fique Sabendo”, do Ministério da Saúde, para a Semana de Luta contra a Aids, em comemoração ao Dia 1º de dezembro, dia mundial de combate ao vírus.

A coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Paulínia, Dra. Marta Brant, destaca que o objetivo da campanha é fazer o diagnóstico precoce da doença, e trabalhar aspectos de prevenção, informar a população, distribuir materiais educativos e insumos e ressalta a importância da realização do teste devido ao aumento de casos de sífilis em nível nacional.

Campanha - A campanha nacional “Fique Sabendo”, como o próprio nome diz, visa ampliar o número de pessoas com conhecimento do seu status sorológico, visto que essa é parte essencial do enfrentamento das doenças DST/Aids, sendo a testagem a porta de entrada para esta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado. O objetivo principal é estimular a população a realizar o teste de AIDS e de Sífilis, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste de HIV e/ou Sífilis na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela aids e pela sífilis.


Tecnologia do Blogger.