Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Secretaria da Saúde realiza Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal neste sábado


Das 9h às 14h, neste sábado dia 02 de Dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia, por meio da Vigilância Epidemiológica dará início neste sábado, dia 2 de dezembro, das 9h às 14h, ao Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC). O objetivo é avaliar a cobertura vacinal de indivíduos entre 6 meses a menores de 15 anos. Serão oito bairros visitados, escolhidos pelas Unidades Básica de Saúde, e a visitação acontecerá nas casas por região.

Para realizar os trabalhos, equipes das unidades de saúde vão percorrer as regiões da cidade. Serão analisadas todas as vacinas. E as visitas serão realizadas em várias residências da cidade. As equipes vão avaliar o cartão de vacina dos indivíduos e aplicar as doses pendentes. Com o resultado, será possível avaliar se é necessária a redefinição de estratégias adicionais de vacinação.

O Monitoramento Rápido de Cobertura – É uma  atividade  de  supervisão das  ações  de  vacinação,  recomendada  pela  Organização  Pan-Americana  de  Saúde (OPAS) adotado em vários países das Américas como uma ação rotineira. É um método extremamente relevante para avaliação da situação vacinal local e seus resultados são extremamente úteis. Devem ser utilizados para definir ou redefinir ações de vacinação, melhorar as coberturas vacinais e a homogeneidade de coberturas.

O MRC, da mesma forma que os inquéritos de coberturas vacinais e o censo vacinal, é um  método  direto  de  cálculo  de  cobertura  vacinal,  dado  que  o numerador  e  o denominador  são  constituídos  da  mesma  fonte  de  informação,  o  comprovante  da  situação vacinal do indivíduo entrevistado. Fornece um dado real da cobertura vacinal da área onde foi realizado, desde que o método seja adequadamente aplicado  (coleta  e  registro dos dados dos entrevistados).

O reconhecimento da  importância  dessa  estratégia  para  identificar  e  resgatar  não vacinados, melhorar  a  cobertura vacinal  e homogeneidade de  coberturas tornou o MRC uma ação  institucionalizada no país,  tendo como público alvo indivíduos entre 6 meses a menores de 15 anos de  idade para avaliar uma ou um conjunto de vacinas.


Tecnologia do Blogger.