Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Biblioteca Virtual de Paulínia será transformada em Centro de Formação de Professores e Servidores


No prédio também serão instalados um polo de pós-graduação da Unicamp e a Escola de Governo

Após mais de 10 anos de total abandono, o prédio da Biblioteca Virtual “Valter Borges Salles”, em Paulínia, será finalmente reaproveitado pela atual Administração. Na tarde da última terça-feira, dia 24 de abril, o prefeito Dixon Carvalho assinou a Requisição de Compra (RC) que autoriza o início do processo licitatório para execução das obras de reforma no local. No prédio, funcionarão um Centro de Formação de Professores e Funcionários Públicos, a Escola de Governo e um polo de pós-graduação da Universidade de Campinas (Unicamp). 

A assinatura do documento foi realizada durante reunião com os secretários Valdir Terrazan (Obras e Serviços Púbicos), Sérgio Marques (Administração), Rui Rabelo (Desenvolvimento Econômico) e Carlos Alberto Coelho (Turismo e Eventos).

De acordo com o projeto, orçado em R$ 1,3 milhão, serão realizadas melhorias nos pisos, esquadrias, vidros, pintura interna e externa, reinstalação das redes elétrica e hidráulica, instalação de esgoto e manutenção de toda a área externa com forração de vegetação paisagística.

Seguindo as normas de acessibilidade, o prédio contará com banheiros PNE e elevador restrito ao uso de pessoas com mobilidade reduzida.

O secretário de Educação, Luciano Bento Ramalho, adianta que o objetivo da Administração e do prefeito Dixon Carvalho é fazer das antigas instalações da Biblioteca um equipamento público que garanta estrutura para as ações de formação continuada dos educadores. “Investir em Educação vai muito além de construir escolas. É preciso pensar na qualidade do ensino, que é reflexo da formação, capacitação e qualificação de nossos professores, diretores e demais profissionais da rede municipal. Portanto, queremos oferecer condições para que os nossos educadores se aperfeiçoem cada vez mais, evoluindo sempre na vida profissional e, consequentemente, na vida pessoal”, ressalta o secretário.

De acordo com o prefeito Dixon Carvalho, muitos prédios foram abandonados pelo Poder Público no decorrer dos últimos anos e reutilizá-los a serviço da população é medida urgente a ser tomada. “Não são apenas paredes que estão lá. É o dinheiro público. E, por isso, é nosso dever garantir que estes espaços sejam reaproveitados da melhor maneira possível”, assegura.

No local, serão realizados cursos de qualificação e especialização, seminários, oficinas e palestras que venham a contribuir para a ampliação do conhecimento e para o aprimoramento dos trabalhos dos servidores.  “Será um espaço para constante atualização sobre métodos e técnicas pedagógicas, e para interação e troca de experiências entre os profissionais da educação e demais funcionários públicos”, informa o prefeito.

Sobre a parceria com a Unicamp para a instalação de um polo de pós-graduação em Paulínia, Dixon reforça que é preciso aproveitar a proximidade com a Universidade, que foi considerada a melhor da América Latina. “Estamos perto de um importantíssimo polo de ensino e pesquisa e temos que fazer disso algo que colabore para o desenvolvimento de nossos cidadãos. Portanto, nosso objetivo é firmar cada vez mais parcerias com a Unicamp”, finaliza o prefeito.

A previsão do Governo é de que o edital de licitação para execução da reforma no prédio seja lançado durante o mês de maio.


Tecnologia do Blogger.