Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Projeto Cine Eco beneficiou 1,8 mil alunos da Rede Municipal de Ensino


Mais de 1,8 mil alunos passaram pela estrutura de cinema inflável com 15 metros de comprimento e 4 metros de altura com tela de cinema, projetor, áudio e almofadas para acomodação do público, montada no Paço Municipal da Prefeitura de Paulínia, durante os dias 14, 15 e 16 de maio, em sessões divididas nos períodos da manhã e tarde. Foram várias atrações e, principalmente, os vídeos produzidos por 25 alunos da Rede Municipal de Educação. As oficinas resultaram na criação de três curtas metragens concretizados na E.M.E.S.F.M. Supletivo Fundamental e Médio Vitor Szczepanski e Souza Silva, durante os dias 8, 9 e 10 de maio.

O foco maior da programação foi muito além de apenas despertar o interesse do público sobre os assuntos abordados, mas fomentar o debate. Com esse objetivo, também foi exibido uma peça teatral educativa, com 20 minutos de duração, com foco em três personagens que, de forma lúdica, retrataram atitudes simples do dia a dia, fundamentais para a mudança de hábitos. Depois da exibição dos curtas, aconteceram workshops sobre o tema, com dicas para a economia de água, disposição correta de resíduos, importância da reciclagem, enfim, uma maratona de atividades.

Os vídeos foram exibidos em quatro sessões diárias, finalizadas com a entrega de um encarte com informações do projeto e pipoca. Os organizadores do projeto destacaram que todos os dias presenciaram motivação e envolvimento dos alunos com os temas abordados e com a teoria da produção de curtas metragens. “Agradecemos à secretária de Cultura, Janaína Padovani, pelo empenho em promover ações culturais em busca do conhecimento à produção cinematográfica, ao secretário de Educação, Luciano Ramalho, pelo comprometimento com a participação dos alunos do município, aos alunos das escolas EMEF Prof. Domingos de Araújo, EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, EMESFM Supletivo Fundamental e Médio Vitor Szczepanski e Souza Silva e EMEFM Vereador Ângelo Corassa Filho, ao apoio dos professores envolvidos, diretores e toda a Secretaria Municipal de Educação, além do Instituto Eco Ambiental, Secretaria da Defesa Civil e Secretaria Municipal Segurança Pública, que somaram para o sucesso do evento”.

Para o prefeito Dixon Carvalho, aliar entretenimento com educação, principalmente com temas relevantes como os abordados no projeto são apostar em um futuro de mais empreendedorismo dos estudantes com preocupação cpom o meio ambiente. Durante o projeto, os 25 alunos participantes da produção de vídeos aprenderam noções básicas de produção, filmagem e roteiro cinematográfico, em aulas ministradas por técnicos do Centro Cultural Casa de Joana, parceiro na iniciativa.


Tecnologia do Blogger.