Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

E Viva a Democracia Facebookiana!

Esse é um tema que surgiu no Facebook em um dos debates do grupo "Muda Paulínia" conversando com minha amiga Lucia Abadia dona do grupo. Me dando um start imediato para escrever sobre o assunto. Afinal de contas o que é a Democracia Facebookiana? Vamos começar pela definição do que é democracia. Definição esta que já escrevi em minhas páginas aqui do blog. Alguém se lembra? Bom democracia é  a junção de "demo+kratos", um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.


Comentário
Opa! Peraí - como diriam os Faces. Democracia é o povo poder decidir as importantes coisas através de governos eleitos pelo próprio povo? Mas infelizmente não é isso que acontece! Muitos governos decidem por si só o que querem sem nem ao menos consultar a população. Isso é o que acontece atualmente em Paulínia.

Voltando a questão.
Mas voltando a questão da definição do que é democracia, então é isso. É poder emanado do povo para o povo. Nossa é até bonito dizer isso né, pena que não é bem assim. Agora são muitos os que relacionam a palavra "Democracia" com "Liberdade de Expressão". É aí que entra a questão da "democracia facebookiana".

Um campo fértil.
As redes sociais tem sido um campo fértil para a liberdade de expressão e de longe o mais transparente de todos os meios de comunicação. Porque afirmo isso. Simples! É que lá todo e qualquer ser humano que tenha um perfil pode expressar seus pensamentos, concordar com as idéias de outros, publicar reportagens, se organizarem em grupos, fazerem protestos, interagirem com seus amigos, torcerem para seu time, apertarem o botão curtir, deixar comentários e mais um infinidade de coisas.

A velocidade da luz e o poder de alcance.
A "Time Line" do mural de cada perfil todo dia tem novidade. A dinâmica das informações compartilhadas é fantástica e assustadoramente rápida. Em questão de segundos uma notícia pode atingir milhares de pessoas. Uma verdadeira teia de aranha toda interligada entre si. Imaginem vocês que uma pessoa posta um determinado assunto e no clique posterior ao lançamento dez pessoas com mil perfis adicionados apertam o botão curtir. Que por sua vez mais dez de cada desses perfis apertam também o botão curtir e mandam para mais mil pessoas.

Vamos fazer as contas:
Serão 1+10+10.000+100.000 = 110.011 pessoas em apenas três conjuntos de cliques.


Quanto tempo vocês acham que levam para dar três cliques ai no seu mouse? Fantástico né! - Essa é a força da Democracia Facebookiana. Um fenômeno mundial que chegou até Paulínia e com certeza vai mudar o conceito de como as pessoas interagem e ficam por dentro de tudo que acontece. Um exemplo disso foi o recente Festival SWU. Eu mesmo nem coloquei o pé lá. Mas sei de tudo que aconteceu no evento em detalhes. Mais do que muita gente que esteve lá.


Tomando consciência.
Precisamos tomar consciência disso e fazer essa ferramenta funcionar a nosso favor. Acredito piamente que o Facebook veio para mudar radicalmente a vida das pessoas e a forma de se fazer notícia, de se fazer política e outras várias vertentes. Podemos construir uma nova história para Paulínia através dessa rede social. Para isso basta participar ativamente da vida Facebookiana. Muitos governos mudaram por causa dessa ferramenta. Ditadores caíram e o povo foi libertado.


Falando dos Grupos.
Temos atualmente vários grupos de discussão política de Paulínia no Facebook, como também vários outros tipos de grupos. Alguns com diretrizes para cumprir, isto porque foram criados para determinada finalidade. Tem também grupos onde a liberdade é total para falarem o que quiserem. Desde que se respeitem é claro.


Grupos:


Cantinho da Política Paulínia

Facebook Maníacos Assumidos - FMA

Movimento Paulínia

"Muda Paulínia"

Não Sou Vítima Eu faço...

Paulínia estrelando ""A Pobre cidade Rica""

Política em Paulínia

Política de Paulínia precisa de novos nomes.



Mas é isso aí galera da internet. Viva a Democracia Facebookiana!!!


Logo abaixo dessa postagem temos um espaço de comentários que é destinado a quem tem Facebook. Dê sua opinião sobre essa Rede Social que tem mudado a vida das pessoas.

Tecnologia do Blogger.