Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Política Pública bem aplicada é um Sonho.

Política pública bem aplicada é um sonho de todos, porque na verdade favorece o crescimento de toda a sociedade. Quando o cidadão é bem atendido nas questões de educação, segurança, moradia, saúde e outras necessidades básicas o desenvolvimento dessa pessoa tem um alto grau de acertos. Dando a probabilidade de se criar pessoas mais felizes, saudáveis e bem realizadas. Isso no âmbito social traz um ganho imenso porque se consegue uma sociedade mais crítica, bem formada, produtiva e construtiva também.

Mas quando existe o mau funcionamento das políticas públicas toda a sociedade é fracassada. Criamos bolsões de problemas sociais que envolvem questões de saúde pública, violência, analfabetismo, tráfico de drogas, falta de moradia, desemprego e outras várias vertentes. Então é isso que acontece, uma coisa esta intrinsecamente ligada a outra. O cidadão que não tem uma escola adequada que o prepare vai ter dificuldade para ser inserido no mercado de trabalho futuramente. O que muitas vezes nem escola não tem, ou se evadem da mesma para ficar nas ruas aprendendo coisas erradas. Sem contar os desvios de personalidade e conduta que isso causa. Dai a chance de ter um subemprego informal muitas das vezes, deprecia sua mão de obra, trazendo um grande desconforto para sua vida.

O cidadão não estudou por falta do aparelho público ou incentivo e ganhando um salário baixo as condições ficam cada vez mais precárias. E mais uma vez a política pública não o favorece quando inexiste um plano habitacional decente que atenda de maneira satisfatória essa demanda. Porque um cidadão com pouco estudo e com um trabalho de renumeração baixa, ou seja, mal dá só para o sustento. Esse cidadão vai ter dificuldades imensas em conseguir uma casa própria para morar. Por consequência disso não vai poder dar uma condição digna de moradia para sua família. Seus filhos vão enfrentar as mesmas condições, pela má aplicação das políticas públicas, impostas aos pais. De não terem uma boa escola e futuramente acabarem se tornando analfabetos funcionais. Isso também acontece na questão da alimentação, vestimenta, lazer, saúde e tudo mais.

Porque esse cidadão vítima da mau aplicação das políticas públicas não aprendeu a reivindicar seus direitos, muitas das vezes nem sabe quais são seus direitos perante os órgãos de governo. Cumprem seus deveres, pagando impostos, taxas e tudo mais. E não há retorno para esse cidadão. Se fica doente procura o Hospital Público e lá é mal atendido, ficando horas para resolver seu problema de saúde. E quando finalmente é consultado não tendo dinheiro para comprar os remédios, vai até a UBS da cidade com sua receita na mão e não encontra o medicamento. Acaba complicando o quadro de saúde ou por um milagre fica curado. Quando precisa fazer exames então, aí tenta marcar uma consulta especializada e essa consulta nunca acontece.

Essa realidade da má formação social está infelizmente bem clara em nosso município de Paulínia. Precisamos mudar esse quadro depreciativo das políticas públicas com urgência. Que impõe ao cidadão uma vida difícil e de muitas batalhas; Confesso que é um trabalho árduo e demorado, mas se não começarmos imediatamente não veremos resultados. Sei que sou somente um aqui neste blog tentando ajudar. Mas também sei que existe muitos iguais a mim querendo o melhor para Paulínia. E quando digo isso é citando a questão da política pública melhor aplicada.

Conserve os olhos fixos num ideal sublime, e lute sempre pelo que deseja, pois só os fracos desistem e só quem luta é digno de vida. (autor desconhecido)
Tecnologia do Blogger.