Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Liberdade de Expressão. Paulínia precisa disso!?

Hoje nesta postagem do blog quero tratar de um assunto bastante pertinente e que foi uma conquista pelo povo brasileiro a base de muita luta e sacrifício. Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral. Mas também a própria liberdade de expressão não pode ultrapassar outros direitos e deveres dos bons costumes.
O seu direito de se expressar não pode causar constrangimento e ofensas diretas ou indiretas a qualquer que seja a pessoa. Em um debate coloca-se ideias e pensamentos, sem precisar agredir verbalmente o próximo, porque aí estaremos caindo em um erro. Defender uma causa sem que precise apelar para ofensas e xingamentos, bem como expor questões particulares da vida de cada um. Acredito ser dessa forma o melhor caminho para se construir uma sociedade livre e justa.

Liberdade de Expressão e a Democracia
A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias. Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.

Roger: - No contexto paulinense é o que se tem buscado em meu trabalho incansável pela justiça. Justiça essa atrelada em mostrar que Paulínia hoje esta sofrendo uma má administração. Por isso a necessidade dos debates. Causando assim uma maior transparência do realmente acontece em nossa cidade. Se esta tão bom como o próprio governo diz, então porque vemos tanta insatisfação e reclamação por parte de muitos cidadãos paulinenses?

A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura.

Roger: - Esse é um fator importante. A questão do acesso a dados para se fazer uma ideia do que realmente acontece no âmbito organizacional da administração pública por exemplo. Isso traria mais transparência e credibilidade para se debater sobre os assuntos pertinentes a sociedade paulinense. Com o conhecimento desses documentos e a forma que o dinheiro público esta sendo aplicado nas necessidades da população daria para se traçar uma linha mais justa na implementação desses recursos. O que infelizmente hoje não ocorre na cidade, onde o cidadão não tem voz e não participa efetivamente das políticas públicas.

A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário.

Roger: - Muitas vezes a própria mídia de imprensa é utilizada para calar a voz da verdade. Divulgando falsas informações do que realmente acontece no âmbito das divergências sociais e políticas. Ou muitas outras tantas vezes simplesmente omitem os fatos. O governo também se utiliza desses meios para camuflar a realidade dos acontecimentos e das necessidades do POVO. Cada um deve fazer um exame de consciência profunda e verá qual é a real imagem que se tem hoje em nossa cidade. Devemos procurar sempre ler vários jornais e se informar com várias pessoas, para traçarmos um parâmetro mais justo do que realmente acontece. Se ficarmos simplesmente só com um lado da história podemos cometer uma falha. Causando assim uma injustiça no julgamento dos fatos apresentados.

A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de idéias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.

Roger: - Aqui se fala sobre a liberdade de expressão agir diretamente na forma de governar. Isso é um fato, mas que só surte efeito quando temos uma sociedade madura que faça valer os seus direitos. O paulinense ainda esta engatinhando nesta questão. Ainda estamos aprendendo a ver e questionar as políticas públicas de maneira satisfatória para melhorar a vida do POVO, ou seja, nossa vida. Mais uma vez eu digo, temos que aprender a revindicar nossos direitos. Fiscalizando, denunciando e buscando se fazer justiça. A união em prol de benefícios para a comunidade neste ponto é fundamental. Porque quando se une e fomenta-se ideias através de debates e questionamentos diretos ao governo, conseguimos muitas coisas de bom para nós mesmos. Temos de ser cidadãos questionadores, formadores de opinião e principalmente sabedores dos nossos direitos. E nunca se calar perante uma injustiça.
Tecnologia do Blogger.