Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Fanático Político! Será que em Paulínia isso existe?

Estamos diante de um problema social em Paulínia quando se trata do tema que vou descrever hoje. O fanático político !!! Para entender um pouco o que essa palavra que muitas vezes até se converge para um entendimento de que o objeto do fanatismo se transforma até mesmo em uma religião para o fanático. Vamos primeiramente fazer um estudo da etimiologia da palavra e o sentido psicológico para o mesmo. Vou destrinchar a questão e no meio dos parágrafos deixarei minha opinião sobre o que penso a respeito disso.

Sigam o Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

Idealismo faz toda a diferença.

Antes que alguém comente ou pense já vou logo dizendo. Não sou fanático político. O que muitos demoraram a entender é que existe idealismo. Sou idealista e totalmente averso a um governo que trouxe mais prejuízo do que benefícios a nossa cidade. Aqui quero deixar claro que não existe um ser humano perfeito, nem mesmo eu o sou. Mais existe escolhas !!! Eu escolhi ficar do lado da realidade, da maioria do POVO que sofre e principalmente da melhor opção que temos hoje para governar a cidade: Edson Moura Junior. Então dessa forma vamos trabalhar a sanidade mental e buscar entender o que acontece na história atual política de nossa cidade. Continuando minha análise vamos entender o que é mesmo o fanatismo.

VISITEM O CANAL DE VÍDEOS DO YOUTUBE DO ROGER

O que é Fanatismo ???


Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em *paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.
---

Opinião Roger Dance:

Pois é gente, pelo parágrafo acima, dá para se ver o tamanho do problema que estamos enfrentando em Paulínia no aspecto político. Temos hoje uma situação adversa na cidade, onde falta de tudo e temos problemas pontuais nos vários setores de prestação de serviços do poder público exercido pelos governantes. Quando se vê as justificativas dos seguidores do governo provisório darem seus depoimentos nos grupos de debates do facebook e os jornalistas/colunistas escreverem suas matérias nos respectivos jornais pagos pelo governo. O que vemos é claramente uma apologia ao fanatismo. Totalmente fora da realidade e do contexto atual. Escrevem como se Paulínia fosse uma cidade maravilhosa. O que bem sabemos que NÃO é verdade.
---
*Paranóide: Se refere a um sentimento de desconfiança persistente, excessivo e mal fundamentado. Distanciamento e sensibilidade a críticas, fortes crenças e comportamentos relacionados a hostilidades sobrenaturais inapropriadas a seu contexto social e que causem grave sofrimento psíquico a si mesmo e/ou a outros. Delírios de perseguição e alucinações hostis que não sejam parte de sua personalidade.
---

Opinião Roger Dance:

Nossa !!! Essa definição de paranóide realmente é assustadora. Mostra realmente e deixa bem claro que a elite do alto escalão e do grupo político do governo provisório tem demonstrado através dos últimos 4 anos e 3 meses. Um distanciamento da realidade. Não querem assumir que perderam as eleições e que seu líder tem o mais alto índice de rejeição já imposto pela população na história de Paulínia. Simples pensar: Se fosse um bom governo teria ganho as eleições, teriam a grande maioria da população do seu lado. Reflitam sobre isso !!! Estamos sendo governados por uma pessoa rejeitada e derrotada nas urnas, não pelo Edson Moura e sim pelo POVO. Porque quem vota é o POVO. E todos votaram em Edson Moura Junior por ele representar na consciência coletiva da população a melhor opção para a cidade. Então a derrota veio pelas mãos do POVO que não quer o PSB 40 governando a cidade.
---
Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:

1. Agressividade excessiva ;
2. Preconceitos variados;
3. Estreiteza mental;
4. Extrema credulidade quanto a um determinado "sistema"
5. Ódio;
6. Sistema subjetivo de valores;
7. Intenso individualismo;
8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.
---

Opinião Roger Dance:

Aqui daria para comentar item por item. Seria maravilhoso poder mostrar e desmascarar cada sentido do que é citado acima, mas vou fazer um apanhado de todos eles senão a postagem ficará muito grande. Vamos nos apegar falando sobre a agressividade e sistema subjetivo de valores. Aqui cabe os vários Fakes que agem nos grupos, destilando seu veneno a respeito das personalidades políticas do município. Pessoas de verdade que se escodem atrás desses PERFIS FALSOS justamente para mostrar o íntimo aterrorizante de cada um na defesa da grande mentira que é esse governo.
---
O apego e cultivo, mesmo quando desmesurado, por determinados gostos e práticas (como costuma ocorrer com colecionadores de selos, revistas, etc) não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções.
---

Opinião Roger Dance:

Há !!! O radicalismo e intolerância esta explícito aqui nessa questão política de Paulínia. A maioria da população não compartilha das predileções de uma elite minoritária/rejeitada/derrotada. E isso não incomoda o fanático político nem um pouco. O que importa mesmo é a sua opinião e todos os outros estão errados. Interessante analisar e avaliar essa vertente do prisma fanático. Mais uma vez vamos refletir um pouco sobre a postura e conduta de quem defende um governo provisório que insiste em permanecer no poder para sustentar seus fanáticos.
---
De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista. Tradicionalmente, o fanatismo aparece associado a temas de natureza religiosa ou política, porém, mais recentemente, ele se tem mostrado também em outros cenários, como os das torcidas de futebol e ídolos da música.
---

Opinião Roger Dance:

Paulínia esta realmente em perigo. Porque eu mesmo já presenciei atos extremos de violência vindas do grupo que hoje detém o poder. Fazem isso para se manter nesse patamar e no fundo acham que são donos incondicionais do poder. Tem medo de perder o status alcançado e dessa forma não conseguem viver sem essa doença que corrói a alma do fanático. Bem complicado isso heim. Quem tiver curiosidade pode pesquisar no Google sobre a palavra EMPODERAMENTO e aí irão entender ainda mais o que estou tentando dizer aqui. Porque na cabeça deles, todos que atentarem contra o seu objeto de fanatismo serão considerados inimigos, ou seja, a grande maioria do POVO paulinense é inimigo desse governo provisório. Pelo menos é dessa forma que os fanáticos que o defendem enxergam e é dessa forma que eu também vejo. Vai dai o pouco interesse e falta de vontade desse governo em resolver as mazelas que o POVO tem passado na cidade.


Bibliografia
Cruz, M. Tolerancia o barbarie. Barcelona: Gedisa,1998
Mackellar, J. Fans, fanatics or just good fun - travel behaviours of the leisure fanatic. Journal of Vacation Marketing,2006

Tecnologia do Blogger.