Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

O que é ser Blogueiro !? Mito ou Verdades !!!


Ser blogueiro não é uma atividade levada muito a sério por aí. Quem tinha alguma dúvida, pode ter certeza depois do caso da blogueira da capricho que virou meme na internet. Ela teve o seu mérito para conseguir essa façanha, mas uma das coisas que mais observo no dia a dia, é o falso conceito de que blogueiro não trabalha e de que isso não deva ser considerado como profissão.

Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

O termo blogueiro é descrito nos dicionários como: "aquele que escreve em blogs", "usuário de blog", "sujeito que cria, possui autoria ou escreve em algum blog". Entretanto, com o advento da internet (frase bonita ;)), muitas profissões surgiram, entre elas a de blogueiro. Hoje, você pode publicar artigos em blogs de grande relevância e ganhar por isso. Seja como o dono do blog, que ganha com publicidade, ou como um colaborador, que, em média, ganha por produtividade.



Recentemente, o Cardoso, blogueiro do Contraditorium e do Meio Bit, publicou em seu twitter: "chamaram o Meio Bit de "revista de informática". Acho que blog é um conceito novo ainda." Infelizmente, há muita gente que, para entender o conceito de blog, faz uso de comparações bastante equivocadas e simplórias.

Muitas pessoas pensam que estão acessando sites, quando na verdade, ao pesquisarem algum assunto no Google, acabam direcionadas para um blog que contém a informação que estão procurando. Quantos especialistas estão publicando em blogs atualmente, tornando a discussão sobre os assuntos da sua área de especialidade muito mais interessantes e proveitosos.

Faça um teste, mostre um blog de tecnologia, tutoriais ou algum outro assunto interessante a um amigo que, praticamente, só acessa o Facebook e lê notícias cotidianas na internet, e pergunte a ele qual é a diferença. Ele não saberá dizer! E, dependendo do layout do blog, como muitos que vejo por aí (Exemplo: estilo magazine), um olhar leigo jamais conseguirá identificar que aquele endereço na internet é de fato de um blog.

Ser blogueiro dá trabalho. É preciso pesquisa e um conhecimento muito bom sobre o que se pretende blogar. Quanto mais você entende do assunto, mais você será cobrado a entender. Em regra, as pessoas querem informação fresca e útil, se você não conseguir produzir conteúdo assim, irá fracassar como blogueiro.


Gostei muito do tweet do Nick Ellis, blogueiro do Meio Bit: "Sou blogueiro sim, e tenho o maior orgulho disso. Essa é a minha vida." Quem ganha a vida como blogueiro e produz informação relevante, tem mais é que se orgulhar do que faz mesmo. Hoje, como blogueiro, me orgulho muito do que faço. E sei que, se colegas como eu, pararem de publicar sua postagens e matérias, vai ter muita gente arrancando os cabelos sem conseguir dormir, porque não vão conseguir ter a informação precisa e rápida que somente os blogueiros e bons jornalistas trazem até seu público leitor.

Ah! Mas é muito fácil criar um blog? Sim. Mas também está muito fácil criar um site. Com acesso a uma boa plataforma, qualquer pessoa, sem o mínimo de conhecimento de HTML, poderá criar um site de graça. Só que manter o blog, dar manutenção, aplicar novidades e produzir conteúdo, é outra história.

É por essa e tantas outras coisas que ser blogueiro é muito mais do que escrever em blogs. É muito mais que ganhar dinheiro na internet. É muito mais do que ter um blog. É muito mais que publicar informações e tutoriais. Nesse contexto, faço minhas as palavras do Cleyton Carlos Torres, do blog Mídia8: "Blogueiro é quem leva a sério o termo “blogosfera”.

Fonte: Dicas Blogger

E pra você, o que é ser blogueiro???
Gostaria de saber a sua opinião do que você acha que é ser blogueiro ???


Tecnologia do Blogger.