Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Moura Jr participa da abertura da Oficina de Vigilância em Saúde Ambiental


O prefeito de Paulínia, Edson Moura Júnior, participou na manhã desta quarta-feira (4) da abertura da Oficina de Vigilância em Saúde Ambiental. O evento está sendo realizado na Câmara pela prefeitura, em parceria com a Petrobras.  

O objetivo da oficina é fortalecer as competências municipais na área de Vigilância em Saúde Ambiental, contribuindo na capacitação e entendimento do processo saúde-doença como multicausal, multidisciplinar e inclusivo.

Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

De acordo com o chefe do executivo, é primordial para o governo investir e promover recursos e condições de melhoria da qualidade de vida para a cidade. “Iremos unir as secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente para implantar no município a cultura de prevenção, preservação e cultivo de bons hábitos da população”, afirmou Moura Júnior.

O secretário de Saúde, Renato Netto Cardoso, avaliou que o evento irá contribuir com a atualização de gestores públicos e técnicos da saúde. “É importante alinharmos informações sobre diretrizes e responsabilidades no âmbito federal, estadual e municipal e divulgar boas práticas de articulação das Vigilâncias em Saúde , disse.

O evento será encerrado amanhã (5) e contará com diversas palestras sobre o assunto.

Programação – dia 5 de setembro


  • 9 horas – Estratégias de Comunicação de Risco em Vigilância em Saúde Ambiental – Gabriela Di Giulio (Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública – USP)



  • 9h50 – Programa VIGIAR      - ferramenta para controle da qualidade do ar e do risco de exposição – Liane Beatriz Goron Farinon (Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul – RS)



  • 11 horas – Protocolo de atenção e vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos – Carlos Alberto Henn (Vigilância em Saúde Ambiental do Departamento de Vigilância em Saúde de Paulínia –SP)



  • 13h40 – O Ministério Público e a Estratégia do Diálogo para a preservação da sadia qualidade de vida - Denise Muniz de Tarin (Procuradora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro)



  • 14h30 – Assistência em saúde nas exposições agudas a contaminantes químicos – Eduardo Mello de Capitani (Coordenador Executivo do Centro de Controle de Intoxicações da Unicamp)



  • 15h30 – Gerenciamento dos processos de remediação e intercâmbio de informações com a Saúde – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb



  • 16h20 – Respostas às perguntas escritas do público



  • 16h40 – Encerramento das Atividades

Tecnologia do Blogger.