Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Oficina de preparação para edital da Copa do Mundo reúne 250 pessoas


Duzentas e cinquenta pessoas, entre artistas e produtores culturais, participaram da oficina de preparação do Edital Cultura, na segunda-feira (09), na Sala de Imprensa Auditório Carlos Tontoli, no Paço. Os aprovados no edital receberão apoio financeiro do MinC (Ministério da Cultura) para se apresentarem nas FanFests das cidades-sede da Copa do Mundo, em 2014.

Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia
 
O representante do MinC no Estado de São Paulo, Valério Bemfica, explicou aos presentes os caminhos para os interessados participarem do processo. Ele relatou quais são os critérios de avaliação, formas de pagamento aos contemplados, habilitação dos projetos, orientação sobre inscrição e maneiras de como os recursos financeiros serão repassados.
 
“Se trata de uma boa oportunidade de valorizar a riqueza de nossa cultura em um evento de dimensão mundial. O prefeito (Edson Moura Júnior) está de parabéns pelo apoio dado à causa”, disse.
 
A secretária de Cultura de Paulínia, Mônica Trigo, disse que pretende estabelecer outras parcerias com o MinC.
 
“Essa ação foi a primeira de outras em que atuaremos em sintonia com o governo federal. A nossa cidade tem muitos artistas talentos a vamos aproveitar todas as oportunidades”, afirmou.

Caminhos

Moura Júnior explicou que a cidade tem como foco investir em ações culturais como forma de desenvolvimento humano e econômico. Ele também lembrou que uma das metas do governo é a retomada e internacionalização do Projeto de Cinema.

“O petróleo hoje responde por cerca de 65% de nossa arrecadação. Entendo que podemos ter outras fontes de renda investindo em outras áreas. A cultura pode ser um desses caminhos”, disse.

Participante 

O produtor de audiovisual e jornalista Danilo Zanine, 24, contou que veio de Indaiatuba para assistir a oficina. Ele e um grupo de amigos estudam como irão participar do edital. “Foi uma reunião muito esclarecedora. Muitas dúvidas foram sanadas. Agora, vou estudar o edital para participar da melhor forma”.
 

Concurso 

O concurso é destinado à seleção de trabalhos artístico-culturais a serem apresentados entre os dias 10 de junho a 15 de julho do próximo ano, no período dos eventos esportivos. Segundo o MinC, podem participar do concurso artistas, coletivos, agentes e produtores, trupes e grupos, formais ou informais, com atuação na área cultural.

Haverá espaço para dança, música, circo, teatro, literatura, artes visuais, manifestações tradicionais, patrimônio, arquitetura, moda, artesanato, design, gastronomia e audiovisual

Quatro Eixos 

O Cultura 2014 prevê investimentos em quatro eixos para Grandes Eventos, sendo eles: Brasil Criativo, voltado a conteúdos da Economia Criativa; o eixo Brasil Diverso abarca manifestações tradicionais, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio.

O terceiro eixo é o Brasil das Artes, para exibições artísticas na área de Artes Integradas. O quarto eixo, Brasil Audiovisual, apoiará 12 produções inéditas com 26 minutos de duração, de ficção ou documentário, com possibilidade de utilização de técnicas de animação.
 
Para mais informações acesse http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/08/12/concurso-cultura-2014-levara-producoes-artisticas-a-copa-do-mundo


Tecnologia do Blogger.