Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Meio ambiente em ação no Mini Pantanal

Foto: Edson Abadia - Diretor do Meio Ambiente

Um grupo de voluntários decidiu trabalhar na recuperação dos passeios de catamarã, em Paulínia (SP). Por causa das chuvas que arrastaram a sujeira de cidades vizinhas, os barcos ficaram ilhados em uma área do Terminal Turístico Luiz Pelatti Minipantanal e também há concentração de lixo às margens do Rio Atibaia, o que pode gerar danos à fauna e flora do local.


Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia


Durante a ação, o ambientalista Henrique Padovani encontrou uma lata com verniz no rio. "O que tem aqui é suficiente para contaminar 100 mil litros de água", alerta. O trabalho dos voluntários permitiu a retirada de dezenas de garrafas plásticas, além de um televisor. Por causa da poluição, um dos canais de navegação precisou ser fechado.

Apelo

O local, que dá acesso a Americana, passou por limpeza há 15 dias e agora possui, entre os materiais descartados de forma irregular, partes de isopor - que não é degradável.

"O isopor não se decompõe. Está na água, eles [peixes] pensam que é alimento. Acabam ingerindo e morrendo por causa disso", explica. Além disso,ele  faz um pedido aos moradores para mudar o quadro. "Nosso apelo é para que parem as atividades que vem emporcalhando o rio e provocando a mortandade de peixes"

O guarda municipal Vando da Costa planejava dedicar o dia de folga à pesca, mas desistiu. "Cada vez está pior. Já faz mais ou menos um mês que a gente vem pescar e está cada vez mais complicado", lamentou.
Limpeza

O Minipantanal é considerado um santuário ecológico por abrigar uma extensa variedade de fauna e flora. Além de animais como marrecos, quero-queros, frangos-d’água, talha-mares, garças e jacarés. A assessoria da Prefeitura de Paulínia informou à EPTV, afiliada da TV Globo, que a limpeza do Minipantanal será realizada na segunda-feira (6).

Fonte: Portal G1


Tecnologia do Blogger.