#STOP_MOTION - Completa 6 anos de História
Paulínia Stop Motion completa 6 anos e amplia atendimento à população
O Projeto Paulínia Stop Motion está completando seis anos de atuação. Depois de ser retomado pelo prefeito Edson Moura Junior, o projeto ampliou seu atendimento à população com realização de workshops e parcerias com escolas particulares. Mais de 2.400 alunos já foram atendidos desde setembro de 2013.
De acordo com o coordenador do projeto, Nilson Reis, a ampliação do atendimento foi possível graças à procura de muitos alunos que não estudam na rede pública. “Eles nos procuravam com o desejo de participar das atividades. Foi aí que decidimos realizar o 1º workshop, que aconteceu de 26 de maio a 1º de junho”, contou.
Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia
Segundo a secretária de Educação, Rita Lanza, devido ao grande sucesso da primeira versão, a Paulínia Stop Motion já está preparando o 2º workshop, que acontecerá ainda no segundo semestre.
“O objetivo é oferecer para os participantes a oportunidade de vivenciarem em uma produtora real a técnica de animação em stop motion, na criação de um filme de curta metragem”, explicou.
A secretária ressaltou ainda que o projeto é uma importante ferramenta educacional, pois, ao longo do curso os alunos vivenciam na prática os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e, finalmente, aprender a ser.
Atividades
Desde o começo de agosto, a Stop Motion está recebendo alunos de escolas particulares. “Faremos o atendimento diariamente, durante dois meses nos período contrário ao que o aluno estuda”, explicou o coordenador.Segundo ele, também estão sendo atendidos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio “Vereador Ângelo Corassa”, que terão atividades até o final do ano. Além disso, a Sala Aberta de Robótica atende alunos que estão cursando o 9 º ano.
Para a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Vanessa Reis, Paulínia tem a grande oportunidade, através da Paulínia Stop Motion, de desenvolver competências nos alunos para aprender sobre cinema e tecnologias associadas.
“Os alunos podem fazer um filme com duração de um minuto em Stop Motion, aprender a conviver em uma produtora onde o trabalho em equipe é essencial e as funções de cada um são bem definidas”, concluiu.
Festival
O Stop Motion foi premiado no Festival do Minuto (Minutinho) e participou este ano do Anima Mundi, principal festival de filmes animados do Brasil, com o curta- metragem “Terror em Batatais”.O projeto também participou da 7ª Mostra de Curtas Audiovisual de Campinas e do 6º Festival Internacional do Cine Surf, do Chile, com três curtas metragens.
Comente a Matéria