Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Prefeitura de Paulínia vai promover Semana da Cultura Negra


A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Cultura, irá realizar a partir de segunda-feira (17) a Semana da Cultura Negra. O evento contará com a parceria da Secretaria de Turismo e Eventos, que preparou a Expoarte em homenagem à Cultura Negra. As atividades serão realizadas até sexta-feira (21), no paço e no Theatro Municipal, com o objetivo de difundir a cultura negra e minimizar o preconceito racial.

A abertura da semana será realizada às 9 horas, no auditório Carlos Tontoli, com uma palestra ministrada por Emerson Eduardo dos Santos, autor da Lei Nº 02388 de 01/06/2000, que institui a Semana da Cultura Negra no Município de Paulínia.

Em seguida, Caroline Jango apresentará a palestra “Políticas de Valorização da Cultura Africana e Afro Brasileira: O enfrentamento do preconceito racial.  Caroline é formada em pedagogia e mestre em educação pela UNICAMP. Pesquisadora da temática racial na educação há oito anos. Atua na formação inicial e continuada de professores em História e Cultura Africana e Afro Brasileira. É membro do conselho de igualdade racial do município de Hortolândia. Atualmente, é diretora adjunta de desenvolvimento comunitário da pró-reitora de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo

Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

Na quarta-feira (19) haverá oficina de Hip Hop, no Salão Nobre da prefeitura. A oficina será realizada das 10 horas às 11h30 e das 14 horas às 16h30.

Na quinta-feira (20) o Grupo de Capoeira “Rainha do Engenho” fará apresentações das 9 horas às 10 horas e das 14h30 às 15h30, no hall do paço. Ainda no dia 20 haverá a exibição no Theatro Municipal do filme “O contador de histórias”, de Luiz Villaça, a partir das 20 horas.

Durante toda a semana, a população poderá apreciar os quadros da Expoarte que estarão exposto no hall da prefeitura e foram selecionados em homenagem à cultura negra.  As atrações são gratuitas e abertas ao público.

De acordo com a secretária de Cultura, Monica Trigo, o Brasil e o povo brasileiro têm uma dívida histórica com os negros. “E nós da Secretaria de Cultura temos o comprometimento com o combate ao racismo, a promoção da igualdade, a valorização, difusão e preservação da cultura negra”, disse.

Segundo ela, é importante enxergamos a cidadania no exercício dos direitos e garantias individuais e coletivas da população negra em suas manifestações culturais, na diversidade, no reconhecimento e respeito às identidades culturais do povo brasileiro.

“Daí a importância de realizarmos essa semana para celebrar a Cultura Negra em Paulínia”, completou.



Tecnologia do Blogger.