Ensino técnico fará parte da Agenda Global de Educação
Em encontro em São Paulo, dentro da programação da WorldSkills 2015, representantes dos governos de Brasil, Rússia, Coreia do Sul e Holanda assinam documento que valoriza a educação profissional
Vinte ministros e vice-ministros de países como África do Sul, Índia, Suíça, Malásia, Bielorrúsia e 38 reitores de institutos federais de tecnologia brasileiros se reúnem nesta sexta-feira, 14 de agosto, em São Paulo, para discutir estratégias de promoção do ensino técnico e profissional. A Conferência Internacional para Ministros: Século XXI: Iniciativas para promover o ensino técnico e profissional será realizada dentro da programação da WorldSkills 2015, a olimpíada internacional de ocupações técnicas, trazida para o Brasil este ano pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Confederação Nacional da Indústria(CNI).
Na conferência, os ministros de Brasil, Rússia, Holanda e Coreia do Sul, responsáveis pela política de educação profissional em seus países, apresentarão as princiais políticas adotadas para facilitar a transição dos jovens da escola para o mundo do trabalho. Ao final, eles assinam um documento que vai integrar a Agenda Global de Educação - Pós 2015, uma iniciativa liderada pela Unesco para manter a educação no centro da mobilização dos países depois deste ano, quando termina o prazo para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Sigam Portal MP no Twitter: @MPauliniaA importância do tema se fortalece com a análise da realidade revelada por uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada com 3.288 entrevistas com homens e mulheres de 15 a 29 anos de 160 municípios brasileiros. O estudo aponta que 41% dos jovens trabalham em ocupações para as quais são excessivamente ou insuficientemente qualificados. Nesse sentido, o projeto Work4Youth – do qual a análise faz parte – sugere melhorias nas políticas para a transição entre educação e trabalho. Na avaliação da OIT, o fortalecimento da educação profissional é uma das estratégias para os países melhorarem o caminho dos jovens rumo ao mundo do trabalho.
Veja detalhes dos conferencistas:
- Renato Janine Ribeiro: ministro da Educação do Brasil no momento em que o país realiza o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa é uma das responsáveis pelo aumento do número de jovens na educação profissional. Entre 2008 e 2014, houve um aumento de 88% das matrículas nos cursos técnicos de nível médio, saindo de 928 mil para 1,7 milhão.- Alexander Klimov: vice-ministro da Educação e Ciência da Federação Russa destacará o processo de transformação e adaptação do sistema de educação à economia de mercado. Essa reestruturação do sistema ampliou a empregabilidade da juventude por meio da identificação das demandas do mercado e da correlação disso com a oferta de cursos.
- Jet Bussemaker: ministra da Educação, Cultura e Ciência da Holanda mostrará como a proximidade do sistema de educação com o mercado de trabalho responde rapidamente às mudanças. Essa é umas das razões pelas quais o país optou pela cooperação entre trabalhadores, empregadores e educação profissional. Dessa forma, o país conseguiu reduzir o desemprego entre os jovens.
- Jong Kil Park: diretor geral do Emprego e Trabalho da Coreia do Sul falará sobre a experiência do país para esforço para mudar a educação profissional de um modelo destinado às habilidades específicas para um formato de educação por competência destinado a todos os jovens adultos do país.
Atenção, jornalista: a conferência é aberta à imprensa e haverá tradução simultânea
SERVIÇO:
Evento: Conferência Internacional para Ministros: Século XXI: Iniciativas para promover o ensino técnico e profissionalData: sexta-feira, 14 de agosto
Horário: das 9h às 12h
Local: Auditório Elis Regina, do Anhembi
Acompanhe a WorldSkills 2015 no site www.senaiolimpiadas.com.br
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: www.twitter.com/senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada
www.escolhafuturo.com.br
Comente a Matéria