Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Jacaré do Pantanal vem para o Parque Ecológico de Paulínia


Espécie da região do Estado do Mato Grosso foi resgatada de um riacho em Hortolândia e trazida para ser tratada em Paulínia

Um jacaré-do-pantanal é o mais novo “hóspede” do Parque Ecológico de Paulínia. Ele foi capturado por uma equipe de biólogos na tarde desta quarta-feira, dia 2, no Jardim Santa Esmeralda, em Hortolândia.

Portal MP nas Redes - Facebook | Twitter |Youtube



O animal estava em um riacho que desagua no Rio Capivari. Técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente, foram alertados pela população.

A espécie comum na região é o jacaré-de-papo-amarelo. Especialistas desconfiam então que o resgatado em Hortolândia foi capturado ainda filhote no Pantanal (MT) e solto sem qualquer cuidado ou controle depois de crescido.

O jacaré-do-pantanal ganhou o nome de Chico. É um macho de 1,86m e pesa 40kg. Ele vai ficar em uma área reservada do Ecológico de Paulínia com contato visual com uma fêmea para evitar qualquer possibilidade de conflito.

Após um período, Chico será integrado ao recinto da fêmea. Ele poderá ser devolvido à natureza depois de avaliação dos técnicos do ICMBio. Do contrário, o “hóspede” vai virar mais um “morador” do Parque Ecológico de Paulínia.

Segundo censo de agosto de 2016, o Ecológico de Paulínia tem 220 animais divididos em 47 espécies (mamíferos, aves, répteis e peixes), dispostos em 48 recintos – todos de acordo com as regras ambientais dos órgãos fiscalizadores.

Semana passada, o Ecológico abrigou por três noites uma onça-parda capturada em uma empresa de tecelagem de Americana. Ela foi devolvida à natureza sexta-feira (28) com colar de monitoramento por GPS. O felino circula por mata da região.

Fotos: Divulgação




Tecnologia do Blogger.