Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

7 apps grátis de realidade virtual


Os VR APPS estão invadindo as lojas de aplicativos e são parte essencial dessa experiência digital.

O Facebook já anunciou que está preparando lives em 360º para 2017 e no ano de 2016 os vídeos 360º deram o que falar. O mercado de VR – realidade virtual – não para de crescer, e é um dos mais promissores para a criação de APPs para os próximos anos. Estima-se que em breve as pessoas terão como acessório obrigatório em suas casas um Óculos VR para se divertir, passar o tempo, estudar, entre outras atividades.


Portal MP nas Redes - Facebook | Twitter |Youtube


Para Maria Fernanda Lauret, editora de vídeos em realidade virtual, os vídeos 360º proporcionam ângulos privilegiados da filmagem, o que permite uma experiência muito mais imersiva.

Lauret trabalha para a RYOT, empresa americana de mídia e jornalismo que produz vídeos de notícias e documentários em 360º - que proporcionam aos espectadores uma sensação de pertencimento ao cenário que está sendo transmitido pelas filmagens.

Confira uma breve lista dos VR APPs que já estão disponíveis nas lojas de aplicativos e que permitem experimentar a realidade virtual no conforto da sua casa.


Facebook: um dos apps mais conhecidos e baixados no mundo, atendendo às novas demandas da tecnologia no mundo multimídia, saiu na frente e já permite a visualização de vídeos 360º para quem tem conta na rede social. Além disso, Mark Zuckerberg também espera inovar em 2017 com as transmissões ao vivo no Facebook em 360º.

Youtube: outro app bastante conhecido que também permite a visualização de conteúdos em realidade virtual. A cada dia que passa mais vídeos 360o estão sendo disponibilizados, graças às câmeras que estão tornando-se mais acessíveis. Os vídeos do Youtube são uma excelente experiência visual.

Google Street View: presente em quase todo o planeta é uma ótima opção para conhecer os conteúdos em realidade virtual com fotos em 360º. Com seu celular e um óculos VR é possível visualizar qualquer lugar no mundo e olhar ao redor como se estivesse no local. Perfeito para quem quer explorar locais desconhecidos, praticar turismo virtual ou ter um campo aberto para o estudo e ensino nas escolas.

RYOT VR – O aplicativo contém vídeos de notícias e documentários curtos em 360º, dando aos usuários a oportunidade de participar interativamente de histórias do mundo inteiro. Usuários do app têm acesso a imagens em meio a cenários de guerras e desastres naturais, bem como histórias de superação com visuais em 360º de tirar o fôlego.

VRSE – Within VR: desenvolvido com bastante cuidado, é uma das melhores maneiras ter uma percepção da realidade virtual cinematográfica. Nele há filmes curtos, documentários, belas imagens, além de um pouco de comédia.

Discovery VR: possui um grande número de vídeos interessantes que rodam muito bem em um dispositivo de realidade virtual. É possível se aventurar em um satélite do espaço, em um mergulho entre tubarões ou até mesmo em um asilo mal assombrado. São inúmeras opções que garantem algumas horas de entretenimento.

Incell VR: com uma história básica sobre a proteção de um ser humano a nível celular, o jogo se desenvolve na forma de uma corrida. Nele a sua missão é se esquivar ou coletar objetos. Bem divertido e com um belo visual.


Vale lembrar que para experimentar a realidade virtual, fazendo uso do smartphone, é preciso ter um dispositivo de visualização (óculos para acoplar o celular). Existem diversos modelos no mercado, desde a caixinha de papelão “Google Cardboard” até equipamentos bem desenvolvidos, com lentes de altíssima qualidade, como Oculus Rift ou Samsung Gear VR.

Sobre a RYOT


Fundada por Bryn Mooser e David Darg, em 2012, aposta em uma forma de jornalismo que motiva as pessoas a se tornarem parte da notícia, tomando atitudes para impactar o mundo de forma positiva. Por meio da realidade virtual, o fato dos espectadores estarem literalmente imersos nas histórias contadas pela RYOT - que foi comprada pela Huffington Post esse ano - ajuda para que o público experimente histórias de diversas partes do mundo de maneira mais ampla, realística e tocante.

Sobre Maria Fernanda Lauret


Formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda – na UFES. Trabalhou na Rádio Universitária, no Jornal A Gazeta, e atualmente com Jornalismo e documentários em Realidade Virtual.




Tecnologia do Blogger.