Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

#OSindicalista - Violência no trabalho pode gerar danos traumatizantes


Embora as discussões em alto e bom som sejam cada vez mais raras nos ambientes de trabalho, isso não significa que não aconteçam. Lá pelas tantas, um superior pode se exaltar com um empregado e nasce um confronto. Até mesmo os colegas de trabalho podem se desentender.

A própria competitividade relacionada ao ambiente de trabalho, ao longo dos anos, estimula as divergências, sejam essas filosóficas, culturais, religiosas ou, até mesmo, sobre os procedimentos utilizados para o desenvolvimento das atividades profissionais.


Portal MP nas Redes - Facebook | Twitter |Youtube



A maioria das discussões ou das brigas no trabalho acontece em razão da reação negativa, seja essa de um chefe ou de um trabalhador. Também pode acontecer de o patrão descontar no funcionário, deliberadamente, todas as frustrações pessoais.

A violência no trabalho pode ser tanto física como moral. O problema é que ambas, dependendo da intensidade e da gravidade, podem trazer efeitos traumatizantes que marcam tanto os próprios trabalhadores como seus familiares.

O trabalhador agredido muitas vezes tem a autoestima arruinada. Numa segunda etapa, esse mesmo trabalhador pode apresentar-se deprimido e até desestimulado a trabalhar. Por consequência, o rendimento também é menor.

O presidente do Stip, Gilmar Servidoni, explica que toda essa situação se reflete no relacionamento com as famílias. Para tentar contornar o problema, a saída encontrada por muitos trabalhadores é aumentar o consumo de álcool, tabaco e até mesmo o uso de drogas.

“É tarefa do empregador garantir um ambiente de trabalho seguro para todos os funcionários. Toda forma de violência deve ser combatida. A integridade física e psíquica do trabalhador de ver preservada”, argumenta.

Gilmar orienta que todos os empregados que se sentirem ofendidos no ambiente de trabalho devem procurar a assessoria jurídica do Stip. O objetivo é apurar a existência de crime contra a honra, tais como injúria, calúnia ou difamação.

“Para promover um ambiente de trabalho saudável aos empregados, o ideal é que tanto colegas de profissão como superiores priorizem o diálogo e a comunicação interpessoal entre os trabalhadores”, orienta.

Fonte: Stip


Opinião do Roger Dance


Toda e qualquer agressão seja ela verbal ou física deve ser evitada dentro de um ambiente de trabalho. Se caso a pessoa for agredida ou violada através de algum constrangimento. Deve procurar a justiça imediatamente.

Só combatendo esse tipo de situação é que poderemos criar um ambiente mais saudável na sociedade e no local de trabalho.

Compartilhe essa matéria na Rede Social para que mais pessoas se informem e sejam orientadas a respeito desse assunto.


Tecnologia do Blogger.