Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até dia 9 de junho em Paulínia


Até o momento, 77% do público-alvo já foi imunizado; meta é atingir os 90%

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 9 de junho. A previsão inicial do Ministério da Saúde era de que a imunização fosse encerrada na última sexta-feira, dia 26.  A prorrogação, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia, tem como objetivo atingir a meta estipulada pelo Ministério: vacinar 90% do público-alvo (idosos, puérperas, indígenas, crianças, gestantes, professores e trabalhadores de saúde). Até o momento, foram imunizadas 77% de um total de 16.198 pessoas.


Portal MP nas Redes - Facebook | Twitter |Youtube


Segundo balanço da Secretaria, o único grupo que registrou 100% de cobertura vacinal foi o dos idosos, com 7.278 pessoas imunizadas. Em segundo lugar aparecem os profissionais da Saúde, com 86%. Os grupos que menos procuraram pela vacina foram puérperas (53%), crianças (51%) e gestantes (49%).

Também foram aplicadas cerca de 4 mil doses em pessoas com quadros de doenças crônicas.

Apesar de ainda não ter alcançado os 90%, a cobertura vacinal registrada em Paulínia está acima da média nacional, que até o momento é de 66% e também supera as médias estadual (63%) e regional (62%).

Público-alvo - A vacina contra a gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais (idosos), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.

A orientação do Ministério é que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com deficiências específicas apresentem prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Sobre a vacina - A vacina disponibilizada pelo governo brasileiro protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A-H1N1, A-H3N2 e influenza B). A dose, segundo o Ministério da Saúde, é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe no Brasil vai do final de maio até agosto.


Tecnologia do Blogger.