Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

#NovembroAzul - Prefeitura realiza atividades de conscientização contra o câncer de próstata


NOVEMBRO AZUL
Prefeitura realiza atividades de conscientização contra o câncer de próstata

Depois do mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção ao câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro começa com um alerta: a importância da prevenção do câncer de próstata. A Prefeitura de Paulínia, por meio da secretaria da Saúde, preparou atividades para a Campanha “Novembro Azul” 2017, criada para despertar a conscientização a respeito da saúde do homem.

Com o tema “Inteligente é Prevenir”, durante todo o mês de novembro serão distribuídos folhetos com orientações sobre o câncer de próstata nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospital Municipal de Paulínia, além de atividades de conscientização.

No dia 22 de novembro, às 9h, no Centro de Oncologia de Paulínia, será realizada a palestra aberta ao público com o médico urologista e coordenador do Serviço de Saúde do Homem do Hospital Municipal, Dr. João Carlos Alonso. Dia 25 todos estão convidados para uma caminhada promovida para reforçar a importância da campanha. A ação tem início marcado para as 8h30 e o percurso será realizado entre o Parque Zeca Malavazzi e o Hospital Municipal de Paulínia.

Entre os dias 27 e 30, o Ambulatório da Saúde do Homem de Paulínia vai realizar agendamentos para os homens do município que quiserem fazer o exame de sangue do PSA. De acordo com o Ambulatório, os homens que preferirem realizar o agendamento e exames do PSA na sua unidade básica de saúde de origem, também podem procurar a recepção da UBS.

Novembro Azul - O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida para a sociedade e aos homens sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer, realizado em 17 de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o tipo de câncer mais prevalente entre o sexo masculino atingindo um a cada seis homens. Por isso, especialistas recomendam que todos os homens com mais de 40 anos, com caso de câncer de próstata na família, e homens com mais de 45 anos devem participar da campanha.


Tecnologia do Blogger.