Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Prevenção ao Aedes Aegypti fez mutirão no Bom Retiro


A Prefeitura de Paulínia realizou neste sábado, dia 10 de março, no bairro do Bom Retiro, mais uma ação em combate ao mosquito do Aedes Aegypti. Durante todo o dia um mutirão de limpeza e ações para eliminar focos de possíveis criadouros do transmissor da dengue percorreram o bairro.

O objetivo do mutirão foi de prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus e de conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar. Simultaneamente, agentes de saúde orientou a população para que ajudem no combate através de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

A ação foi promovida pelas secretarias de Obras e Serviços Públicos, Defesa Civil, Saúde e Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente.

Durante o mutirão, agentes de controle de vetor e da Defesa Civil visitaram diversas residências para eliminar criadouros, e informaram os moradores sobre os cuidados necessários para impedir a proliferação do Aedes aegypti, além de entregar um panfleto informativo.  As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos em trabalho conjunto realizaram a limpeza de praças e terrenos baldios, e recolheram entulhos e objetos, como vasos, vasilhames, móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, peças de metal, restos de madeira, entre outros objetos que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti.

De acordo com a Coordenadora do controle do vetor para arboviroses, Ellen Freitas Oliveira, a ação deste sábado foi muito importante. “A população foi muito receptiva, liberando a entrada dos agentes, e conseguimos vistoriar os imóveis e averiguar se havia água parada, e o trabalho de busca e eliminação de focos ”.

A moradora Gabriela Caixeiro acompanhou em sua residência a visita do agente e elogiou a importância do combate a dengue. “Ações como essa é muito importante para prevenir as doenças, aqui em nossa casa estamos sempre fiscalizando para não deixar água parada e não correr nenhum risco”.

Roberto Nascimento, morador do bairro Bom Retiro, acompanhou atentamente a limpeza da praça em frente a sua casa, e destacou o trabalho realizado. “O mutirão é muito importante, está aprovado o projeto. Com a limpeza e retirada dos entulhos estamos evitando o perigo do mosquito Aedes Aegypti”.

Conscientização – Para chamar atenção para o tema, a Prefeitura de Paulínia lançou a campanha #SOMOSTODOSVIGILANTES. Com essa iniciativa, o Governo pretende convidar a população para fazer parte do movimento de conscientização.

Durante o período de veiculação da Campanha, a Prefeitura vai fixar cartazes e faixas em pontos estratégicos, distribuir materiais informativos em locais de atendimento ao público e promover ações dentro das escolas. A Prefeitura pede ainda que sejam denunciados, pelo número 156, os possíveis criadouros do mosquito.

Medidas para combater a dengue - A população deve ajudar a combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionando o lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros e gatos; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; mantendo a caixa de água sempre tampada; limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados.


Tecnologia do Blogger.