Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Secretária da Cultura visita produções dos alunos para o Projeto Cine Eco


Projeto promove a cidadania, cultura e sustentabilidade para 1800 alunos de escolas municipais por meio de oficinas e sessões de cinema

Na tarde desta terça-feira, dia 8, a secretária municipal da Cultura, Janaína Padovani, e o representante da Secretaria de Educação, Jucélio Alves, estiveram na escola EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva para acompanhar os trabalhos de produção de vídeo de 25 alunos da Rede Municipal para o projeto Cine Eco.

A secretária conversou com os alunos e explicou o funcionamento do projeto e animou o grupo a pensar numa futura profissão. “Quero agradecer a todos por aceitarem participar deste projeto que valoriza o meio ambiente através de produções de vídeos. Assim vocês terão a oportunidade de conhecer de perto como funciona a produção de vídeos. A intenção do município e da Secretaria de Cultura, além da conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, é também dar a vocês a oportunidade de uma futura profissão, a de produtores de vídeo. Espero que gostem e desejo boa sorte para todos”, explicou Janaína.

A produção teve início neste dia 8 e finaliza no dia 10 de maio. Nas oficinas, os 25 participantes estão recebendo noções básicas e técnicas de cinema, que resultarão na produção de três curtas-metragens como trabalho de conclusão. Todos receberão certificado. As atividades estão acontecendo numa sala da E.M.E.S.F.M. Supletivo Fundamental e Médio Vitor Szczepanski e Souza Silva.

A aluna Kimberly Mirela de Lima Martins, muito atenta ao projeto, comentou sua participação: “Estudo na escola Maestro e o meu papel na produção é de entrevistadora. Hoje aprendi a manusear os equipamentos de gravação, fazer um roteiro, apresentar programas, como fazer uma entrevista. Estou gostando muito, porque é uma coisa que sempre gostei, é meu sonho atuar nessa área”, contou Kimberly.

A programação continua na próxima semana, uma estrutura de cinema inflável com 15 metros de comprimento e 4 metros de altura com tela de cinema, projetor, áudio e almofadas para acomodação do público será montada no Paço Municipal – Hall Center, da Prefeitura de Paulínia, para que os participantes possam acompanhar as atividades, durante os dias 14, 15 e 16 de maio, em sessões divididas nos períodos da manhã e tarde, para cerca de 1800 crianças do ensino fundamental de escolas municipais da cidade.

O projeto Cine Eco conta como apoio da Neovia e também da Prefeitura do Município de Paulinia e levará cidadania para alunos das escolas EMEF Prof. Domingos de Araújo, EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, EMESFM Supletivo Fund. e Médio "Vitor Szczepanski e Souza Silva" e EMEFM - Vereador Angelo Corassa Filho.

Dinâmica do projeto

O Cine Eco tem programação elaborada de forma a atrair a atenção dos participantes que, por meio das oficinas Introdução Básica de Cinema (com noções de produção, filmagem e roteiro) possam produzir e apresentar, ao final das atividades, um curta metragem sobre as temáticas apresentadas.

As sessões de cinema são realizadas com uma média de 1h15 de duração e programação composta de apresentação de uma peça de teatro, seguida de projeção de curtas metragens com as temáticas ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade. Ao término de cada apresentação são realizados workshops sobre os temas apresentados, entre eles, desperdício de água, uso de energia, reciclagem, segurança, entre outros. As crianças ainda recebem pipoca e um livreto com informações sobre o que viram nas apresentações.

Sobre o Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS)

O Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que tem como foco a preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre o Instituto acessando o sitewww.institutoeco.com.br.

Serviços

O que: Oficinas de Curta Metragem
Quando: 8, 9 e 10 de maio (das 13h30 às 17h30)
Onde: EMESFM Supletivo Fund. e Médio "Vitor Szczepanski e Souza Silva"
(Rua Padre José de Anchieta, 121 - Centro)

O que: Sessões de Cinema
Quando: 14, 15 e 16 de maio
Sessões manhã: 8h30 às 9h40 | 10h às 11h20
Sessões tarde: 13h30 às 14h40 | 15h às 16h20
Onde: Paço Municipal – Hall Central | Prefeitura Municipal de Paulinia
(Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1551 - Parque Brasil 500)


Tecnologia do Blogger.