Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Recursos Humanos lança Programa + Saudável para qualidade de vida dos servidores


A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, deu início ao ‘Programa + Saudável’, promovido pela Dimop (Divisão de Medicina Ocupacional e Perícias), de iniciativa das enfermeiras do trabalho Kelli Bortoletto e Jamile Neves que têm mais de dez anos de experiência na área e que, depois de ouvirem os principais problemas de saúde dos servidores públicos municipais, criaram o projeto que engloba encontros focados na qualidade de vida, com lições de alimentação, e incentivos a hábitos saudáveis. A primeira reunião acontece na terça-feira (30).

As enfermeiras analisaram os resultados das avaliações médicas periódicas desde 2015, e questionaram os servidores. Deles 62% relataram problemas com hipertensão, mais da metade está acima do peso, 77% relataram ter o hábito de ingerir comidas calóricas, 35% têm algum tipo de doença osteomuscular, 7% possuem Diabetes, mais de 6% contaram ter doença vascular. Numa auto avaliação 46% se declararam sedentários e 40% julgam ter uma saúde de regular para ruim. A maioria dos entrevistados disse que reconhece o que precisa para melhorar de vida, como frequentar academias, se alimentar corretamente e mudar hábitos.
“Vimos esses números e entendemos que precisaríamos tomar uma atitude em prol da qualidade de vida dos trabalhadores e tiramos nossa definição de que melhorar a alimentação e conquistar uma rotina saudável é mais fácil quando se faz isso em grupo”, conta a enfermeira Jamile.

As reuniões foram planejadas em seis temas, que acontecerão de julho a dezembro, com duração de uma hora, abordando temas como ‘Consciência Alimentar’, ‘Consumo X Gasto Calórico: Alimentação e Exercícios’, ‘Você tem fome de quê? Aspectos psicossociais da alimentação’, Sal, açúcar e temperos: redescobrindo o paladar’, ‘Desrotulando: suas compras de maneira mais consciente’ e ‘Alimentos funcionais e conquista de resultados’. Ao final de cada encontro os participantes serão estimulados às mudanças de hábitos, troca de experiências e apresentação de resultados das metas estabelecidas anteriormente. No final do ciclo, os que obtiveram melhores resultados das metas estabelecidas vão subir ao palco, num ranking para primeiro, segundo e terceiro lugares.

“Nossas pesquisas mostraram que nós, como instituição estamos preocupados, mas o próprio servidor tem consciência das necessidades e deseja melhorar em vários aspectos, faltando apenas algum incentivo”, relata a secretária de RH, Cleide de Andrade.

O Programa + Saudável prioriza atender os servidores que já foram indicados pela equipe de saúde da Dimop, através do exame periódico. Inicialmente foram indicados 300 funcionários, pelas secretarias e locais de trabalho, contudo o projeto está aberto a todos. Quem quiser participar pode preencher ficha de inscrição na secretaria até segunda-feira (29).

“Esse é apenas o início de um projeto maior que envolve mais qualidade de vida e valorização dos servidores. Reconheço que sem eles não existiria o serviço público. Desde quando nasce alguém no hospital, das crianças que passam pelas creches e escolas, todos são atendidos pelos servidores, que atendem a população com carinho e dedicação em todos os setores. Esperamos que a adesão dos servidores ao Programa + Saudável seja cada vez maior”, esclarece o prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira. 

Os encontros, que acontecerão no auditório da EMEF Maria Regina Ferreira de Matos Moura (preferencialmente para atender os profissionais da Educação) e no Hospital Municipal de Paulínia (para os servidores da Saúde), estão marcados para 30 e 31 de julho, 6, 27 e 28 de agosto, 24 e 25 de setembro, 29 e 30 de outubro, 26 e 27 de novembro e 10 e 12 de dezembro.

Os organizadores prometem dinâmicas, trocas de experiências e principalmente o apoio ao grupo como pilar importante para mudança do hábito de vida. Haverá sorteio de brindes.

Mais informações na secretaria de RH.
Instagram: @prog_maissaudavel, use a hastag #Sou+


Tecnologia do Blogger.