Eleição para conselheiros tutelares é adiada para 1º de dezembro em Paulínia
Conselheiros eleitos terão direito a uma remuneração mensal de cerca de R$ 7,9 mil (Foto: Divulgação)
Questionamento de exigência do edital na Justiça atrasou processo de escolha dos candidatos; pleito ocorre neste domingo no resto do Brasil
A eleição para conselheiros tutelares em Paulínia foi adiada para o dia 1º de dezembro deste ano. O pleito local estava previsto para acontecer neste domingo (6), junto com o resto do País, entretanto, de acordo com a Prefeitura, a judicialização do processo de seleção dos candidatos atrasou os trâmites e os cumprimentos dos prazos previstos na legislação em vigor.
A Prefeitura explicou que um dos interessados no cargo questionou na Justiça uma das exigências do edital que estabelecia que o candidato precisava morar em Paulínia por, no mínimo, cinco anos; e, nesses cinco anos, ter trabalhado pelo menos três com a garantia dos direitos da criança e do adolescente no município, em entidades como Apae, casa abrigo e igrejas.
Depois de analisar o pedido, esclareceu a Prefeitura, o Ministério Público achou por bem refazer o edital e retirar a obrigatoriedade dos três anos de experiência no município. Portanto, o MP manteve a exigência de o candidato residir há cinco anos em Paulínia, mas podendo ter trabalhado os três anos com a garantia dos direitos da criança e do adolescente em outra cidade.
Até agora 31 pessoas participam do processo de seleção – palestras, curso de capacitação e prova com questões sobre conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da legislação específica sobre a atuação do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Quem for aprovado estará apto a participar da eleição para conselheiros tutelares.
A Prefeitura informou que a campanha eleitoral começa a partir do dia 1º de novembro. O pleito do dia 1º de dezembro ocorrerá na EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, no Jardim Planalto, das 8h às 17h. A votação será com cédulas de papel, mas usando urnas e cabines da Justiça Eleitoral.
De acordo com a legislação, a cada 100 mil habitantes, o município elege cinco candidatos e cinco suplentes, como é o caso de Paulínia. Em caso de desistência ou afastamentos de um titular assume o reserva. Qualquer eleitor paulinense devidamente regularizado no Cartório Eleitoral pode votar.
Os conselheiros eleitos receberão remuneração mensal de cerca de R$ 7,9 mil e assumirão a partir do dia 1º de janeiro de 2020 um mandato de quatro anos.
Os conselheiros tutelares atuam conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, em parceria com as escolas, organizações sociais e serviços públicos, fazem um importante trabalho de atendimento a crianças e adolescentes, para proteção de seus direitos. O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo e funciona 24 horas por dia.
Na edição extra do último dia 2 do Semanário Oficial de Paulínia, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente divulgou a relação definitiva dos 31 candidatos inscritos e habilitados para participarem do curso de capacitação, realizado sexta-feira passada (4), no Auditório Carlos Tontoli, no Paço Municipal. Confira a lista dos convocados:
- Tatiane Aparecida Fernanda da Silva Lucizano
- Emanuely Borges da Silva Ferreira
- Marcia Cristina Tomaz de Souza
- Renata Soares de Lima
- Noeli Gonçalves de Sousa
- Juliana Lima de Sousa
- Valquiria Duarte de Lima
- Andreza Luzia Alves
- Karoline Ferreira Valadão Nasario
- Joel Martins dos Reis
- Juliana Monteiro dos Santos
- Claudio Gregório Pereira
- Maria Julia Loria Barreiros
- Rosemar Vissoto
- Silmara Missae Kimura de Souza
- Mauricela Mônica da Silva Carvalho
- Claudia Aparecida Carneiro
- Mileide Fernanda Gasparone Cruz
- Phâmela Thaiana Souza Lopes Amaral
- Eloisa Aparecida da Silva
- Elaine Taliani de Souza
- Luciana de Souza Santos
- João Batista Maia
- Eliane de Assis Quintiliano
- Edite Gomes de Lima
- Carla Pires Sena Costa
- Thelma Scaglianti Alexandre
- Joseani Cristina Massaioli Fernandes Ferreira
- Aline Thabata Baptista Silva
- Laura Maria Geronimo Ornelas Valle
- Maria Ildete Leal Falciroli
Comente a Matéria