Anúncio 680 x 110 px

Sedema realiza expedição para identificar problemas ambientais no Mini Pantanal

A secretária de Turismo e Eventos Beth Brito, o secretário de Americana de Meio Ambiente, Odair Rodrigues, Bonavita, o secretário de Meio Ambiente Jorge Israel, o Tuta, e os diretores de Meio Ambiente de Paulínia Edson Abadia, o Pato Roco, e Henrique Padovani

Entre as ações que serão tomadas estão notificações contra empresas que descatam produtos químicos na água e desassoreamento das margens

A Sedema (Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente) de Paulínia realizou na manhã de quarta-feira (08) uma expedição para identificar os problemas ambientais do Complexo Mini Pantanal, no bairro Parque da Represa.

A ação foi realizada em conjunto com as secretarias de Eventos e Turismo, Defesa Civil e Segurança. As secretarias de Meio Ambiente de Americana e Sumaré também participaram.


Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia


O Mini Pantanal integra o Rio Atibaia, importante manancial de abastecimento de água na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Entre os principais problemas encontrados pela expedição estão o desassoreamento das margens do rio, lançamento ilegal de produtos químicos nas águas, ilhas formadas por plantas que se desenvolvem graças à poluição e a obstrução de um trecho do rio que liga Paulínia a Americana. A passagem de barco está impedida em razão de uma ilha de plantas aquáticas e lixo.

Com o levantamento em mão estudos serão realizados para apontar quais são as melhores formas de ação no rio. A meta é o quanto antes promover melhorias para minimizar os danos ambientais apontados. A expedição foi realizada em um catamarã e percorreu cerca de 15 quilômetros das margens do rio. O trecho bloqueado por folhagens e lixo entre Americana e Paulínia foi visitado.

De acordo com o prefeito Edson Moura Júnior o desenvolvimento ambiental e a sustentabilidade são pontos importantes de sua administração. "Vamos trabalhar muito para recuperar o complexo do Mini Pantanal. A ideia é recuperar e conservar", afirmou.



O vice prefeito de Paulínia, Francisco Almeida Bonavita Barros, presente na expedição, relatou que a administração não vai medir esforços para avançar em questões relacionadas ao meio ambiente. "Temos que cuidar da natureza como cuidamos de nossa casa. A população precisa ter esse entendimento. Por outro lado, o poder público precisa ser eficiente e agir", disse.

A empresa Corpus e a Sabesp enviaram representantes.

Secretários

O secretário de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente de Paulínia, Jorge Israel, o Tuta, relatou que se trata de uma ação conjunta entre secretarias e municípios. "É importante trabalharmos em sintonia. Afinal, os problemas vivenciados pelo Rio Atibaia afetam moradores de todas as cidades da região", explicou.

Para o secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Rodrigues, é necessário também ações de educação ambiental para evitar que a situação se repita após as ações para recuperar o trecho do rio. "Algumas pessoas e parte dos empresários precisam saber que o rio é fundamental em nossas vidas. Com a soma de esforços com certeza teremos resultados positivos", disse.

Turismo

A secretária de Eventos e Turismo de Paulínia, Beth Brito, explicou que embora o local tenha problemas ambientais, a região tem grande potencial turístico. A pasta de Beth também prepara um pacote com diversas ações de entretenimento para atrair mais visitantes ao Mini Pantanal. "Espero que as medidas para melhorar o rio reforcem na mente das pessoas a importância da preservação", observou.

Apesar das questões a serem resolvidas no local, a paisagem do Mini Pantanal impressiona pela beleza. O complexo conta com fauna e flora exuberantes. Atualmente, o Mini Pantanal tem 135 espécies de aves catalogadas e 232 espécies de animais aquáticos. Entre outros animais que vivem no local estão jacarés, capivaras e até mesmo onças suçuaranas já foram flagradas no espaço.


Compartilhar Google Plus

Autor Roger Dance

Sou criativo, polêmico, autodidata por natureza e político por opção. Meus ideais de uma sociedade justa e igualitária estão no sangue. Sejam bem vindos a minha vida e ao mundo da informação dos bloggers.