Anúncio 680 x 110 px

Cartunistas estrangeiras participam da 42º edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba


Evento será realizado na Universidade Mackenzie

Na próxima quarta-feira (19) das 10 às 12h, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), receberá as cartunistas Nani Mosquera e Cristina Sampaio, da Espanha e Colômbia, para uma conversa sobre o tema “O papel da mulher no humor gráfico mundial”. A mesa de debate, aberta ao público, também contará com a participação do professor do Mackenzie, Adolpho Queiroz, presidente do Conselho Consultivo do Salão de Piracicaba e também da socióloga e professora de Gênero do Mackenzie, Rosana Schwartz.

O debate faz parte do convênio de cooperação que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) assinou no primeiro semestre deste ano, com a Prefeitura de Piracicaba, a fim de sediar uma edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, normalmente realizado no mesmo município que dá nome ao evento.
Sigam Portal MP no Twitter: @MPaulinia

Para demonstrar a importância do humor gráfico, a Instituição preparou uma programação especial. Nesse sentido, a partir da próxima semana, serão realizadas algumas atividades.

No dia 25 deste mês, às 10h, acontece no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), a abertura da exposição “Retrospectiva dos 42 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba”, que ficará em cartaz, gratuitamente, até o dia 29 de setembro.

E no sábado, dia 29, durante as atividades da Semana Pedagógica do Colégio será realizada uma oficina de humor gráfico para os alunos, sob a coordenação do professor Ricardo Morellato do Mackenzie e do artista gráfico Erasmo Spadotto, integrante do Centro do Humor Gráfico de Piracicaba.

Segundo Alexandre Huady, diretor do Centro de Comunicação e Letras da UPM, e um dos idealizadores do convênio, “espera-se que com o evento, o público em geral, alunos, professores e pesquisadores passem a ter novos contatos e novas perspectivas sobre o campo do humor gráfico no Brasil e no mundo, e que o Mackenzie retome a sua tradição, iniciada em 1973, quando realizou o primeiro Salão de Humor no país, para uma discussão mais intensa sobre as contribuições desta arte para a elevação do grau de consciência da sociedade sobre os seus desafios civilizatórios no começo do século XXI”.

Além das atividades que acontecerão no Mackenzie, com intuito de contribuir para disseminação do humor no país, Alexandre Huady está organizando o livro intitulado “I Salão de Humor do Mackenzie, onde tudo começou”. A obra contará com participação do reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto; do fundador do primeiro Salão do Humor, Fernando Coelho dos Santos, professor de Cultura Popular do Mackenzie; e também do professor da mesma instituição e presidente do Conselho Consultivo do Salão de Piracicaba, Adolpho Queiroz. A obra será lançada em breve.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

42º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA

SECRETARIA DE AÇÃO CULTURAL DA PREFEITURA DE PIRACICABA E CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

43 ANOS DE HUMOR GRÁFICO - DO MACKENZIE A PIRACICABA

Exposição, Debate e Oficinas

Dia 19 de agosto (quarta-feira) 

Debate: O papel da mulher no humor gráfico mundial
Entrada: gratuita

Tema: Gênero feminino e o desafio das artes plásticas
Participantes: Cristina Sampaio, cartunista da Colômbia, Nani Mosquera, cartunista da Espanha e Rosana Schwartz, socióloga e professora de Gênero da Universidade Mackenzie.

Tema: Mulheres cartunistas na Europa e na América Latina, desafios e possibilidades e Tributo a Hilde Weber, pioneira no humor gráfico no Brasil em tempos de ditadura.

Participantes: Adolpho Queiroz, professor do Mackenzie e presidente do Conselho Consultivo do Salão de Piracicaba.
Local: Anfiteatro – do Centro Histórico do Mackenzie (CHCM)
Horário: das 10 às 12h
Endereço: Acesso pelas ruas:
Maria Antônia, 307 ou Itambé, 143 - Prédio 1 - Higienópolis – SP

Dia 25 de agosto (terça-feira)

Abertura da exposição: “Retrospectiva dos 42 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba”.
Entrada: gratuita
Horário: 10h
Local: Sala de Exposição do 1 º andar do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM)
Visitação: de 25 de agosto a 29 de setembro de 2015
Endereço: Acesso pelas ruas:
Maria Antônia, 307 ou Itambé, 143 - Prédio 1 - Higienópolis – SP
Horário de funcionamento do CHCM: de segunda a sexta das 9h às 21h e sábados das 10h às 16h

Dia 29 de agosto (sábado)

Horário: 10h
Oficinas para estudantes do Colégio Mackenzie sobre cartuns, caricaturas, histórias em quadrinhos e charges.
Local: Evento fechado aos alunos
Responsáveis: Ricardo Morellato, professor do Mackenzie e Erasmo Spadoto, artista gráfico integrante do Centro do Humor Gráfico de Piracicaba.



Compartilhar Google Plus

Autor Roger Dance

Sou criativo, polêmico, autodidata por natureza e político por opção. Meus ideais de uma sociedade justa e igualitária estão no sangue. Sejam bem vindos a minha vida e ao mundo da informação dos bloggers.