Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Campanha Novembro Azul supera expectativa de atendimento


Durante a realização da Campanha Novembro Azul, mais de 100 homens foram atendidos pelo departamento de urologia do Hospital Municipal de Paulínia. A adesão superou a expectativa dos organizadores e foi 20% maior em relação ao ano passado. A campanha foi realizada nos dias 26,27 e 28 de novembro e atendeu, em média, homens com idade acima de 60 anos.

Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia

De acordo com o coordenador do departamento de urologia, o médico João Carlos Cardoso Alonso, foram realizados seis diagnósticos de câncer de próstata através do exame de toque. “Porém, pedimos o exame PSA (exame de sangue) para todos os pacientes, pois em alguns casos não é possível detectar a doença apenas pelo toque”, explicou. Além disso, foram detectados 12 casos sintomáticos para doenças benignas. Nesses casos, os pacientes atendidos já saíram com o tratamento.

Segundo o urologista, 70% da população atendida estava indo a uma consulta com urologista pela primeira vez. O médico destacou ainda que este ano, a adesão à campanha superou as expectativas e teve um aumento de 20% se comparada ao ano passado. “Acredito que aos poucos estamos conseguindo quebrar o tabu que o homem tem em relação à consulta com o urologista. Acho também que o homem, a exemplo das mulheres, está ficando cada vez mais preocupado com a saúde”, completou.

O secretário de Saúde, Renato Cardoso, afirmou que em 2014 a campanha será intensificada. “Já estamos estudando uma maneira de ampliarmos a campanha para atingirmos um número ainda maior de pessoas”, disse. Segundo ele, é importante aproveitar essas oportunidades para sensibilizar a população para a questão da prevenção do câncer de próstata.


Tecnologia do Blogger.