Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Deputado Elizeu Dionizio barra pagamento obrigatório do imposto sindical pelos servidores públicos


Deputado Elizeu Dionizio barra pagamento obrigatório do imposto sindical pelos servidores públicos

Governo publicou hoje portaria suspendendo o desconto em folha de pagamento após parlamentar provar que cobrança é ilegal

Atuação do deputado federal Elizeu Dionizio (PSDB/MS), nos últimos dias, junto ao Palácio do Planalto garantiu a revogação do pagamento obrigatório do imposto sindical pelos servidores públicos.  A portaria que suspende o desconto compulsório foi publicada hoje (06) no Diário Oficial da União, após o parlamentar sul-mato-grossense provar que o tributo é ilegal.


Portal MP nas Redes - Facebook | Twitter |Youtube


A publicação aconteceu uma semana depois do ministro da Casa Civil, Elizeu Padilha, ter afirmado ao parlamentar que o Governo federal iria revogar o pagamento obrigatório do tributo por considerar que o parlamentar está correto em seu questionamento: que a cobrança, autorizada no mês passado, no dia 17, por meio da Instrução Normativa nº 1, do Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, infringe a legislação.

A instrução permitia a cobrança da contribuição sindical – que é feita uma vez por ano e corresponde a um dia de serviço do trabalhador -  pelos órgãos federais, estaduais e municipais, mesmo sem que os servidores autorizassem.

De acordo com o parlamentar, “o Ministério do Trabalho deverá seguir as leis e a Constituição: ou se cobram as contribuições confederativas, autoaplicáveis, apenas dos servidores filiados a sindicatos, ou se submete a este Congresso Nacional um projeto de lei para criar um “imposto sindical” para servidores públicos, já que lei nesse sentido não existe”. Nesse ponto não existe ´terceira via´, como quis nos fazer crer o Ministério do Trabalho com sua instrução normativa arbitrária, ilegal e inconstitucional”.



Com base nestes argumentos, foi publicada hoje (06) na página 54 do Diário Oficial da União, a Portaria 421/2017, do Ministério do Trabalho, que suspende os efeitos da Instrução Normativa nº 01. “Esta portaria é uma conquista de todos os servidores públicos, que estavam obrigados a fazer a contribuição sindical sem terem sido consultados sobre a vontade ou não de darem parte do seu salário para entidades sindicais. A justiça e a legalidade foram restabelecidas”, afirmou Dionizio.

Também no intuito de assegurar o direito de escolha ao servidor público, Elizeu Dionizio apresentou na Câmara dos Deputados, no mês passado, o Projeto de Decreto Legislativo 595/2017, que proíbe a cobrança ilegal do imposto sindical dos servidores públicos.

Fonte: A Crítica
Tecnologia do Blogger.