Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Seddema realiza reunião para viabilizar retorno de Paulínia ao Programa VerdeAzul


Na manhã desta quinta-feira, dia 8, a Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente de Paulínia recebeu a visita da coordenadora do Programa Município VerdeAzul da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Danielle Paes Julião, para uma reunião com representantes de todas as secretarias da Prefeitura Municipal de Paulínia com o objetivo de estimular e auxiliar os funcionários na elaboração e execução de políticas públicas e estratégicas para o desenvolvimento sustentável no município.

A diretora de Desenvolvimento do Meio Ambiente da SEDDEMA, Cristiane de Cassia Ribeiro Novais, que está à frente das atividades, explicou que a finalidade é fazer com que o município tenha um melhor desempenho ambiental e volte a fazer parte desse programa do qual desde 2013 por não estar com as qualificações exigidas.

Paulínia se reaproximou e retomou contato com o Programa Município VerdeAzul neste ano de 2018. O programa foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

De acordo com Cristiane, as ações propostas pelo PMVA compõem diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. “Estou muito feliz pelo interesse e empenho de todas as Secretarias envolvidas em trazer o melhor para a nossa cidade, visando o meio ambiente”, comentou a diretora.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”, constando os 645 municipais paulistas signatários do PMVA desde 2008.

Esse Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.


Tecnologia do Blogger.