Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Paulínia inicia estudos para a implantação da tecnologia 5G


A Prefeitura iniciou nesta semana o estudo para implementação da tecnologia 5G em Paulínia. O documento vai passar pelo setor jurídico da administração, e em seguida será elaborado um projeto de lei para ser votado pela Câmara de Vereadores.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o prefeito Du Cazellato indicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sami Goldstein, para participar do Fórum Inova Cidades, que tem como foco a inovação na gestão pública. A partir daí foram feitas várias reuniões com a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações para tratar do assunto.

“A gente vem trabalhando desde o início do ano, levantando dados e informações. Faço parte do Fórum Inova Cidades, em que nós discutimos com várias cidades do Brasil e a pauta principal é a tecnologia 5G. Já existe a lei federal, mas existe a obrigatoriedade de nós termos a lei municipal. O protocolo foi feito e já está tramitando”, afirmou Goldstein.

O secretário destaca que a implantação da tecnologia na cidade. “Será possível atrair novos investimentos, aumentando a competividade do munícipio e a possibilidade de diversos negócios”, completou Goldstein.

A internet 5G utiliza ondas milimétricas de alta frequência e, por isso, exige mais receptores e repetidores de sinal para transpor obstáculos fixos, como torres e edifícios. Portanto, a implementação da quinta geração de rede móvel prevê a construção de novas bases de conexão.

Desta forma, estados e municípios deverão alterar sua legislação, permitindo a instalação de mais antenas em locais públicos. Em todo estado, de acordo com a InvestSP, pelo menos 622 entre 645 cidades precisam promover alterações nas leis.

A previsão é de que a tecnologia comece a chegar ao Brasil primeiro nas grandes cidades e depois nos demais municípios. De imediato, usuários serão beneficiados com maior velocidade de conexão, tanto para baixar quanto para enviar arquivos pelo celular, além de resposta mais ágil e maior estabilidade.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o prazo para adoção da tecnologia em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes é julho de 2029. Já para as 26 capitais e o Distrito Federal, é previsto que a operação tenha início em julho deste ano.

Tecnologia do Blogger.