Header Ads

Anúncio 680 x 110 px

Abaixo-assinado com 23 mil nomes cobra passagens de fauna na Estrada da Rhodia e Rodovia Prof. Zeferino Vaz


Ativistas da defesa dos animais entregaram, na terça-feira (3), um abaixo-assinado com 23.467 assinaturas para reivindicar à Prefeitura de Campinas a construção de passagens para fauna em três pontos da Estrada da Rhodia. Outra cobrança do grupo é uma estrutura semelhante na Rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332).

Representante do movimento, Manoel Rosa Bueno se reuniu com o secretário municipal do Verde e Desenvolvimento Sustentável e afirmou que a preocupação na Estrada da Rhodia, que liga o distrito de Barão Geraldo a Paulínia, é com animais como onças, jaguatiricas, capivaras, cachorro-do- -mato, veado-campeiro e outros que transitam no solo.

“Nós estamos reivindicando junto à prefeitura que três pontos principais na Estrada da Rhodia, onde há muitas mortes de animais, sejam melhorados. Um deles é perto da frutaria, outro é mais ao norte, perto de uma APP, e depois um outro onde tem uma ponte sobre o Ribeirão Anhumas, onde é preciso melhorar o trânsito no solo dos animais”, resumiu.

A prefeitura instalou passagens aéreas para animais que vivem em árvores, como primatas, na estrada.

Secretário do Verde, Rogério Menezes informou que não foram registrados óbitos destes animais após a instalação, mas admitiu que bichos terrestres seguem morrendo. O grupo defende também que cerca de 33 animais morrem atropelados por mês no trecho do km 118 da Zeferino Vaz. Já a concessionária Rota das Bandeiras, responsável pela administração da Zeferino Vaz, registra número muito menor.

A Rota informou, em nota, que contabilizou, no primeiro trimestre deste ano, 27 atropelamentos de animais silvestres. “Destes, 44% (12 casos) foram de capivaras”, informou a concessionária. A Zeferino Vaz possui 77 quilômetros de extensão. “O número total de ocorrências é 10% abaixo do registrado no mesmo período de 2021, quando foram 30 atropelamentos”, completou a Rota das Bandeiras.

Sobre as passagens de fauna, a Rota das Bandeiras afirma que existe previsão para construção de um complexo de fauna junto à implantação das vias marginais da Zeferino Vaz, no trecho entre Campinas e Paulínia. O projeto está em fase de Licenciamento Ambiental e contempla passagens seca e úmida para a fauna silvestre, assim como a implantação de estrutura para direcionamento dos animais.

“O prazo de conclusão das obras será de dois anos, a partir da data de início”, informou a Rota.

O que diz a prefeitura?

O secretário do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, afirmou que recebeu a reivindicação do movimento e vai realizar uma vistoria de campo para avaliar as mudanças na Estrada da Rhodia.

“Hoje a gente recebeu o movimento em defesa das passagens de fauna, que colheu 25 mil assinaturas, o que significa que a sociedade está se conscientizando sobre o tema”, disse Menezes. “Eu já agendei com eles uma vistoria de campo com os técnicos da secretaria a da Mata Santa Genebra. Nós vamos a campo olhar o três pontos e tentar ver que adequações podem ser feitas nas pontes, porque têm rios passando ali e eles [grupo] falam que quando tem o período de cheia os animais não estão conseguindo ter espaço na margem para fazer a travessia”.

Câmeras danificadas

As câmeras montadas nas três passagens de fauna já construídas em Campinas tiveram problema de impermeabilização e estragaram, segundo o secretário. “Estamos tendo que refazer as câmeras que foram colocadas originais nessas passagens. Alguns registros ficaram, mas com muitos problemas técnicos”. O objetivo da prefeitura é acumular dados para gerar estatísticas sobre a passagem dos animais.

Tecnologia do Blogger.