Dia das Mães: A importância da realização de exames durante a gestação
Por Dr. Gabriel F. Marchiori, patologista clínico pediátrico do laboratório DMS Burnier
A gestação é sem dúvida um período muito especial. As transformações não se limitam apenas à esfera física, onde o corpo se adapta para gerar uma nova vida, mas também à esfera psicológica, em que as mudanças geram inseguranças, expectativas e anseios de como será o mundo após o nascimento do bebê.
Para que tudo ocorra bem, se faz necessário um acompanhamento médico, do binômio Mãe-Filho, através de consultas de rotina e exames laboratoriais. Esse acompanhamento é tão importante que possui até um nome: Pré-Natal. Nele, conseguimos avaliar o estado de saúde da mãe antes do início da gravidez e ainda, as alterações que podem ocorrer, principalmente, do ponto de vista metabólico materno e infeccioso.
Assim, podemos avaliar causas comuns e raras, que podem ter impacto na saúde da mãe e do feto, mas que, graças ao Pré-Natal, podem ser evitadas, tais como: diabetes gestacional, hipertensão arterial, incompatibilidade sanguínea feto-materna, entre outras. O acompanhamento laboratorial deve ser executado no mínimo trimestralmente, mas dependendo do estado de saúde de ambos os pacientes, pode ter sua frequência aumentada.
Comente a Matéria